Rio cria data de mobilização de combate ao Aedes Aegypti

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O Governo do Rio de Janeiro criou o Dia estadual de mobilização para a busca e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta  sexta-feira (2). A data acompanha a mobilização nacional em todo país, quando serão realizadas ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos no mosquito.

A cidade já conta com a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que estimula a mudança de hábitos para o combate aos focos do mosquito, por meio de ações simples do dia a dia.

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas; e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro evitam a disseminação do vírus transmissor da doença.

A proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e no final da tarde, períodos em que costuma agir, também deve ser intensificada.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here