Rio Grande do Sul espera pagar hoje 3ª parcela dos salários de julho

O Governo do Rio Grande do Sul espera pagar hoje (9) a terceira parcela dos salários de julho dos servidores estaduais. O pagamento vai depender da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que começa a entrar hoje nos cofres públicos.

No Palácio Piratini, sede do Executivo, o assunto é tratado com cautela. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informou que o governo não quer criar nos servidores expectativas que possam vir a ser frustradas, caso a arrecadação não atinja o mínimo necessário para que o pagamento seja feito ainda nesta quarta-feira.

O estado precisa recolher cerca de R$ 130 milhões para que a terceira parcela de julho seja repassada aos trabalhadores. A Sefaz garantiu que o pagamento será efetuado assim que a arrecadação atingir o total necessário.

Arrecadação será avaliada

O governo fará uma avaliação da arrecadação do ICMS no final da tarde. Caso o recolhimento atinja o mínimo necessário, o repasse aos funcionários será efetuado à noite.

Até o momento, os servidores receberam R$ 1.100 na soma das duas primeiras parcelas de julho. Assim que a terceira parcela for repassada, o estado terá pago o equivalente a 30% da folha. A previsão é de que os salários sejam pagos integralmente até a metade de agosto.

No final de julho, o governo gaúcho suspendeu o pagamento da dívida com a União para conseguir pagar as primeiras parcelas salariais do funcionalismo.

O estado também ingressou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para não precisar pagar as parcelas da dívida durante o regime de recuperação fiscal. Os servidores públicos do Rio Grande do Sul estão recebendo salários parcelados há dezoito meses.

Agência Brasil

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here