Rio recebe amanhã três transatlânticos com milhares de turistas

Milhares de turistas movimentam o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá, na zona portuária do Rio. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Cidade brasileira mais procurada por turistas nacionais e estrangeiros nas festividades de final de ano, e também no Carnaval, o Rio de Janeiro – que já havia registrado o Natal mais movimentado dos últimos 10 anos –,  recebe amanhã (31) três navios de turismo de grande porte trazendo milhares de pessoas.

Os transatlânticos, com turistas argentinos e brasileiros em sua maioria, ficarão ancorados do Pier da Praça Mauá, no Centro, até o meio da tarde do último dia do ano, quando seguirão em direção à praia de Copacabana  para assistir a tradicional queima de fogos da virada do ano, uma das maiores, mais tradicionais e concorridas do mundo.

O navio MSC Preziosa é a maior das três embarcações, com capacidade para 4.345 passageiros. O trajeto deste cruzeiro começou em Santos, passa pelo Rio e segue viagem para Salvador. Já os turistas que embarcaram no Costa Pacífico, em Buenos Aires, na Argentina, após passar o réveillon no Rio seguirão para o balneário de Búzios, no norte fluminense, com seus 3.780 passageiros.

Considerado o mais glamoroso dos transatlânticos da companhia Costa Cruzeiros, o Costa Fascinosa também iniciou sua viagem em Santos e, após assistir a queima de fogos em Copacabana, segue para a Ilha Grande e Salvador.

Durante a alta temporada, que vai até abril, desembarcam pelo porto do Rio mais de 350 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes de navios de turismo.

Ocupação em alta

Embora somente amanhã a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Rio (ABIH-RJ) vá divulgar os números da ocupação dos hotéis da cidade, já se sabe, com base em informações divulgadas ao longo da semana, que o índice aumentou 25% em relação ao ano passado. Isso mesmo com uma oferta bem maior de quartos, em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas 2016 – que resultou na construção de 18 mil novos quartos.

Segundo informações, o Rio já tinha cerca de 50 mil quartos reservados para o réveillon, conquistando o posto de destino nacional mais procurado para a data, seguido por Florianópolis (SC) e Porto Seguro (BA).  A previsão é de que mais de 800 mil turistas estejam na cidade para a passagem de ano.

De acordo com a ABIH-RJ, até o início desta semana a previsão média de quartos já reservados para o réveillon era de 78%. As regiões mais procuradas são Copacabana/Leme, Ipanema/Leblon e Flamengo/Botafogo, além do Centro.

Na Barra da Tijuca, que este ano contará com dez pontos de queima de fogos, a ocupação está em 79%. Nos hotéis cinco estrelas, no entanto, a média de ocupação já chegava a 87%. Segundo a ABIH, o espetáculo pirotécnico usará cinco toneladas de fogos para iluminar o céu da Barra ao Recreio dos Bandeirantes na virada do ano.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here