Rio tem sol forte e praias cheias na última semana do ano

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com a chegada do verão, o Rio de Janeiro tem dias de sol forte e altas temperaturas, com hotéis lotados e praias cheias. Nesta segunda-feira (26), apesar dos ventos com intensidade fraca a moderada, a sensação térmica deverá ultrapassar os 40 graus Celsius (ºC).

A massa de ar quente que predomina em toda a Região Sudeste do país mantém a temperatura elevada, e as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para todo o estado são de céu aberto e tempo abafado. O Inmet prevê as temperaturas mínima e máxima entre 21 ºC e  37 ºC, com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas em várias partes do estado, mas principalmente na capital.

Amanhã (27), segundo o Inmet, a temperatura mínima deve subir para 26 ºC e a máxima deve cair para 34 ºC. O dia mais quente da semana, no entanto, inicialmente está previsto para quarta-feira (28), quando a temperatura máxima deve chegar a 38 ºC.

As informações divulgadas pelo Alerta Rio, a partir de dados meteorológicos do Climatempo, também indicam para o Grande Rio uma semana ensolarada, com a temperatura máxima de 36 ºC e possibilidades de chuva no fim do dia, mas de forma rápida e isolada. Na Baixada Fluminense, há risco de temporais.

Virada do ano

Para a virada do ano, a previsão é de muito calor e céu claro. Em entrevista à Agência Brasil, o meteorologista Almerino Marinho disse que não está prevista a entrada de frentes frias até pelo menos a virada do ano.

“Há uma massa de ar quente na Região Sudeste, um sistema de alta subtropical, que está bloqueando e impedindo a entrada de frentes frias na maior parte do Sudeste. A temperatura deverá permanecer alta até a virada do ano e portanto o réveillon do carioca será de muito calor e céu claro, embora possam ocorrer chuvas rápidas ao entardecer, uma característica da estação”, afirmou Marinho.

Para ele, no entanto, a alternância das condições climáticas será uma característica da estação para este verão, “principalmente em janeiro, que tende a ser um mês com pancadas de chuvas constantes ao longo dos dias”. “Já em fevereiro deverá chover pouco e o tempo se apresentará seco e com muito sol”, acrescentou.

Carnaval

Ao contrário dos últimos anos, o carioca terá neste verão temperaturas menos elevadas e dias mais chuvosos, inclusive com possibilidade de chuva durante o carnaval.

“Nos últimos dois a três anos, a estação foi de muita seca e as chuvas estiveram bem abaixo da média histórica. Isso não acontecerá este ano: depois de dois anos de seca, este será um verão em que as chuvas ficarão dentro da média histórica da estação”.

Agência Brasil

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here