“Sambrasil reverencia o Samba, por Marcelo Faria”

A Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo e o Grupo Cultura de Samba convidaram o jornalista especializado em samba e fotógrafo Marcelo Faria, CEO das Organizações Sambrasil, a expor suas fotografias no Teatro Municipal Laércio Ventura, em Nova Friburgo. Durante as comemorações pelo Dia Nacional do Samba e os 200 anos de Nova Friburgo, no dia 3 de dezembro de 2017. O jornalista prontamente aceitou o convite e fez uma seleção especial do seu gigantesco acervo. Daí surgiu a exposição “Sambrasil reverencia o Samba, por Marcelo Faria”, com curadoria do próprio jornalista. São 40 fotografias de grandes sambistas que ajudaram a fundamentar os 100 anos do maior patrimônio cultural do País, que é o Samba.

Juntos às imagens o uso da tecnologia se faz presente, em cada fotografia haverá um QR Code, um código de barras bidimensional, que o visitante aproxima seu Smarthphone ou Tablet e é permitido o acesso às informações sobre a fotografia e sambista.

ARLINDO CRUZ, por Marcelo Faria
ARLINDO CRUZ, por Marcelo Faria

As fotografias foram produzidas em momentos especiais e de grande importância para o jornalista e que marcaram a trajetória do Portal Sambrasil – www.sambrasil.net – Maior Portal de Notícias, Pesquisas e Referências sobre o Mundo do Samba, que completou 8 anos no ar, no último dia 12 de novembro. A data tem um motivo especial e foi escolhida por ser a data de nascimento de dois grandes mestres geniais do samba, ídolos do jornalista e fotógrafo Marcelo Faria, o saudoso João Nogueira e Paulinho da Viola, que completou 75 anos de idade.

BETH CARVALHO, por Marcelo Faria
BETH CARVALHO, por Marcelo Faria

“Foi uma seleção de imagens extremamente difícil, pois temos uma multidão de sambistas que poderiam fazer parte desta exposição em homenagem ao Samba, no entanto, acredito que estes nomes que foram selecionados retratam as diversas fases do samba ao longo dos seus 100 anos.” Sintetiza o jornalista e fotógrafo a essência desta exposição.

DIOGO NOGUEIRA, por Marcelo Faria
DIOGO NOGUEIRA, por Marcelo Faria

O grupo Cultura de Samba fará uma apresentação de gala, com o show “Cultura. Um tributo ao Samba”, em homenagem aos grandes nomes do samba, recebendo convidados especiais, entre eles, Aluísio Machado e Alex Ribeiro. O grupo terá a oportunidade de dividir o palco com os baluartes do Samba friburguense, com sambistas da nova geração, com filhos de bamba, com sambistas que ajudaram a consolidação do Samba, além da participação das agremiações carnavalescas de Nova Friburgo e também do carinhoso público, que vem acompanhando o Cultura de Samba.  Que é formado por Lúcia Namer – Voz, Margareth Farah – Voz e Percussão, Nayara Lopes – Voz e Flauta, Silvia da Silva – Voz, Marcelo da Graça – Banjo e Cavaquinho, Marcelo Guerreiro – Violão de 6 cordas, Renan Knupp – Percussão geral e Victório Silva – Percussão geral.

A programação pelo Dia Nacional do Samba em Nova Friburgo será marcada pela apresentação de shows, palestras e diversas manifestações culturais.

Marcelo Faria

MARCELO FARIA, por Julia Fernandes
MARCELO FARIA, por Julia Fernandes

Marcelo Faria iniciou seu trabalho com o Portal Sambrasil – Maior Portal de Notícias, pesquisas e Referências sobre o Mundo do Samba – www.sambrasil.net há 8 anos, após uma trajetória de sucesso como profissional de vendas em vários segmentos, entre eles limpeza industrial, bebidas e alimentação.

Com formação acadêmica em Teologia e Filosofia Sistêmica – Mater Eclesie, pela Curia Metropolitana do RJ e por ser autodidata, se habilitou como jornalista; habilitação esta comprovada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, sob a matrícula: MTE 0036962/RJ, e em pouco tempo atingiu uma notoriedade no segmento, tendo o seu Portal alcançado a expressiva marca de 4,5 milhão de acessos. Além de nos últimos quatro anos, o jornalista ter sido premiado e homenageado por seus serviços prestados ao samba, em 16 oportunidades.

Outro fato marcante que confirma a credibilidade do jornalista e fotógrafo Marcelo Faria, foi quando em 2015, o jornal O Globo, completou 90 anos; fez uma campanha para edição especial dos 90 anos do O Globo, selecionando 90 pessoas entre leitores, personalidades e formadores de opinião, para representar cada ano de existência do jornal, dando um depoimento sobre um determinado acontecimento registrado pelo O Globo e o jornalista estava entre os noventa selecionados. Que honra!

Sem deixar o profissionalismo de lado, utiliza-se de seu carisma, comunicabilidade e credibilidade, para estar sempre próximo das principais personalidades do mundo do samba, ao longo de todo o ano e junto à programação cultural relacionada ao samba no Rio de Janeiro. Sempre lembrando que o editorial do Sambrasil, é o maior patrimônio cultural do Brasil, que é o SAMBA, atuando em toda sua cadeia produtiva e principalmente pela sua preservação.

Criou o Projeto Voluntários do Samba, onde o jornalista tem como objetivo, compartilhar o seu conhecimento e suas experiências, para gerar o intercâmbio de conhecimento e promover o desenvolvimento cultural, pessoal e profissional, onde estudantes e formados em jornalismo, fotografia, design, informática e toda a cadeia produtiva da comunicação, além de entusiastas das profissões citadas acima, têm a chance de desenvolverem seus conhecimentos adquiridos e pô-los em prática dentro de do canal de webjornalismo, nas coberturas jornalísticas sobre o Mundo do Samba. O projeto é um sucesso, com cinco anos de existência já é um marco para as Organizações Sambrasil. Não é remunerado, mesmo assim o número de inscrições cresce a cada ano, devido à constatação gerada pelos próprios voluntários, onde a maior “remuneração” é a grande oportunidade do intercâmbio do conhecimento e do crescimento cultural. O projeto não tem o viés de filantropia e sim Educativo e Cultural.

Já falando de Carnaval, a atuação do jornalista também se faz notória. Junto à sua equipe de apoio do Sambrasil na cobertura dos espetáculos que são os Desfiles das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo e em outras partes do País, além do Carnaval de Rua. Daí surgiu a oportunidade da criação de mais um empreendimento, a Agência Sambrasil Comunicações, pois havia a necessidade de se prestar serviços de qualidade para registro do carnaval, de maneira plena, diversificada e jornalisticamente. Com diversos serviços disponíveis na área de comunicação e mídias, a Agência Sambrasil está solidificando seu nome no mercado e já presta serviços para Prefeitura do Rio de Janeiro, via Riotur e Secretaria de Turismo do Município do RJ, além de outras grandes empresas que vinculam suas marcas ao Portal Sambrasil com publicidades e informes publicitários.

Seguindo a linha empreendedora do jornalista Marcelo Faria, em 2016, durante a Olimpíada do Rio, surgiu a oportunidade devido a abrangência do evento, o contato com diversas secretarias de Cultura e Turismo, nas três esferas de governo. Pelo trabalho já desenvolvido pelo Portal Sambrasil, com credibilidade ilibada, aconteceram alguns convites e sugestões, para que o jornalista criasse um portal dedicado ao Turismo. Isso ficou registrado em sua mente, porém como o grave incêndio que ocorreu em sua residência e em sua redação, este projeto teve que ser adiado por um ano. No entanto, o jornalista é um guerreiro, juntou forças, tirou o projeto da gaveta e articulou o início do desenvolvimento do no portal das Organizações Sambrasil. Assim em, 20 de agosto de 2017, o Portal Sambrasil Turismo e Cultura (www.sambrasil.net/turismoecultura) foi ao Ar, juntamente com a apresentação da nova plataforma do Portal Sambrasil (www.sambrasil.net), em uma grande confraternização realizada no Cacique de Ramos.

Serviço:
Show: Cultura de Samba apresenta: “Cultura. Um tributo ao Samba”
Exposição: “Sambrasil reverencia o Samba – por Marcelo Faria”
Todas as imagens estão sob proteção da Lei do Direito Autoral: LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 – Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
Dia: 03/12/2017
Horário: 17 h
Local: Teatro Municipal Laércio Ventura – Nova Friburgo
Endereço: Praça do Suspiro, S/N – Centro – Nova Friburgo – RJ
Telefone: (22) 2523-4568
Ingressos: R$30,00

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*