São Paulo tem 1,4 milhão de inscritos para as provas do Enem

Foto: Divulgação

São Paulo é o estado com maior número de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 1,4 milhão de inscritos, equivalente a 16,3% do total no país. Num dos locais de prova mais movimentados da capital paulista, a Universidade Paulista (Unip) Vergueiro, o clima era tranquilo até o início da prova. O município tem 364,7 mil inscritos.

Para descontrair, a maioria dos candidatos conversava com amigos antes de entrar nas salas onde as provas serão aplicadas. O principal assunto era palpite sobre o tema da redação deste ano. Entre as sugestões, homofobia, ecologia, cultura e tecnologia.

Vitor Gomes Delfino, 19 anos, arriscou em mobilidade urbana ou liberdade de expressão para a redação. “Desde que terminei o ensino médio, venho estudando para essa prova. É a terceira vez que faço o Enem. Estou me sentindo mais preparado”, disse Vitor.

Para o estudante, física e matemática trazem as questões mais difíceis. “Ano passado, caiu mais gráficos, análises. Este ano, sei mais ou menos o que vai cair. Para isso que venho me preparando”, afirmou o candidato, que pretende cursar odontologia na Universidade Metodista de São Paulo.

Alessandra Souza Jesus da Silva, 16 anos, lamentou não estar tão bem preparada para o exame. Treineira, ela pretende fazer o curso de direito na Faculdade São Judas ou em algum instituto federal. Ana Beatriz Souza de Oliveira, 17 anos, destacou que se preparou bastante para medicina, o curso superior de maior concorrência nos vestibulares. “Estudei em casa e fiz cursinho de redação e gramática”, acrescentou.

Atrasados

Os portões na Unip foram fechados às 13h02. Entre os candidatos que não conseguiram chegar a tempo estava Atos Vinícius Portácio de Souza, 21 anos. Ele se mudou do Maranhão para São Paulo há seis meses para cursar hotelaria e turismo e conta que não conheci bem a cidade.

“Não tinha noção de tempo. Pensei que estava no horário.de. Foi isso que aconteceu. Eu não esperava”, lamentou.

Agência Brasil

Deixe uma resposta