“Senhoras do Calendário” comemoram sua 11ª edição com desfile do “Circulando Tapete Vermelho” no Museu do Amanhã

Foto divulgação

A valorização da autoestima feminina é um assunto que poucos conhecem tão bem como o produtor cultural Eduardo Araújo. Foram dele, iniciativas como o Miss Plus Size Carioca Oficial, que promove a inclusão de mulheres que vestem manequins acima do 46, e do projeto “Senhoras do Calendário”, que chega à sua 11a edição trazendo belas mulheres da maturidade sempre em temas inovadores em suas páginas. E para comemorar “Espelho, Espelho Meu”, tema do “Senhoras do Calendário” para 2017, e a parceria do projeto com o Circulando, que desde 2014 auxilia idosos e crianças da rede de Unidades de Reinserção Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, as Senhoras do Calendário serão madrinhas do “Circulando Tapete Vermelho”, um desfile de moda que promove a autoestima de meninas e meninos da população de rua acolhidos nos abrigos. A curadoria do desfile será de Eduardo Araúju, que também ministra workshops para acolhidos dos abrigos localizados no Catete e na Ilha do Governador. Os ensaios tiveram como cenário o Museu do Amanhã e a Biblioteca Parque Estadual, onde acontecem as aulas de passarela, postura e maquiagem. Os acessórios usados no desfile serão confeccionados pelas idosas que são atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos, pela Proteção Básica da secretaria. O lançamento do “Senhoras do Calendário” e o “Circulando Tapete Vermelho” acontecem em 16 de novembro, quarta – feira, às 17h, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. Para adquirir o Calendário gratuitamente, basta enviar um email para circ.senhorasdocalendario@gmail.com e encaminhar as informações solicitadas até o dia 31 de dezembro.

Sobre o Senhoras do Calendário:

Quem nunca se pegou observando a própria imagem frente ao espelho? Seja para observar o cabelo, a maquiagem, a condição das roupas ou, simplesmente, a si mesmo. Mas em muitos casos, principalmente das mulheres, essa simples atitude pode vir acompanhada de um desejo de mudança. Essa é reflexão que o produtor cultural Eduardo Araúju, destaca em “Espelho, Espelho Meu”, tema da 11a edição do “Senhoras do Calendário”, projeto de inclusão social que traz em suas em suas páginas 14 belas mulheres entre 55 e 80 anos, sempre em temas super interessantes. .

“Convivendo com o universo delas, lapidei minha sensibilidade e meu lado feminino entendeu suas ansiedades, questionamentos e desejos. Mulheres fortes e sensíveis, decididas e inseguras, temidas e amadas, sofridas e felizes. As Senhoras do Calendário em “Espelho, espelho meu“, nos levam a uma reflexão, pois o espelho é um amigo silencioso que mostra o que somos e nos permite mudar o que vemos, para a que queremos.”, explica Eduardo Araúju, que convida a todos nós a repensarmos nossas atitudes, convicções e opiniões a respeito de nós mesmos e da sociedade que nos cerca.

O projeto social “Senhoras do Calendário”, chamou grande atenção no ano de 2015 ao trazer as modelos, formadas no curso ministrado por Araúju, nuas nas suas páginas. Esse era um desejo antigo do produtor, que se inspirou na comédia britânica Garotas do Calendário, lançado em 2003. “Como o calendário das garotas inglesas é nú, eu queria fazer igual. Mas como as modelos ficavam tímidas de fotografarem nuas, foi preciso criar uma relação de credibilidade e confiança.”, revela. Já 2016, Eduardo Araúju relembrou momentos mágicos da infância trazendo brincadeiras infantis clássicas representadas pelas 14 lindas mulheres da melhor idade.

Os clicks dessa edição do Calendário ficou por conta do fotógrafo Filipe Menegoy. Já Gal Oliveira e Sabrina Garcia cuidaram do design do calendário e Antonio Monteyro responde pelo visagismo. Tudo com co-produção de Vida Pinheiro. A idealização e produção geral são assinadas por Eduardo Araújo.

Todo o trabalho é dedicado as pessoas em estado de vulnerabilidade social acolhidas nas Unidades de Reinserção Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica Calendário:

Fotografia: Filipe Menegoy
Design: Gal Oliveira e Sabrina Garcia
Visagismo: Antonio Monteyro
Idealização e Produção Geral: Eduardo Araúju
Co-produção: Vida Pinheiro

Serviço:
Senhoras do Calendário 2017 – 11ª edição – Tema: “Espelho, Espelho Meu” e o Projeto Circulando Tapete Vermelho

Dia 16 de novembro, quarta – feira, às 17h
Local: Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1 – Centro do Rio Tel: (21) 3812-1800
Para adquirir o Calendário gratuitamente, basta enviar um email para circ.senhorasdocalendario@gmail.com e encaminhar as informações solicitadas até o dia 31 de dezembro.

 

Deixe uma resposta