Temer recebe futuro secretário-geral da ONU e chefes de Estado da CPLP

Brasília - DF, 31/10/2016. Presidente Michel Temer durante encontro no Palácio do Planalto com o senhor Antônio Guterres, eleito Secretário-Geral da ONU. Foto: Beto Barata/PR

O presidente Michel Temer recebe hoje (31) visitas de cortesia de alguns dos chefes de Estado que vieram ao Brasil participar da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Às 10h30, ele recebeu, na rampa do Palácio do Planalto, o secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres.

O encontro da CPLP terá início às 15h25 no Palácio do Itamaraty, com a recepção aos chefes das delegações dos países participantes. Ainda pela manhã, no Planalto, Temer tem encontros prévios com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa às 11h; com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, às 11h30.

Ao meio-dia está previsto um encontro com o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente; às 12h30, com o presidente do Timor Leste, Taur Matan Ruak. Às 15h, já no Itamaraty, Temer se encontrará com o presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo.

Cooperação será aprofundada

A CPLP é uma conferência que tem como objetivo aprofundar a cooperação entre nove países membros, com o objetivo de avançar em projetos em áreas como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e desporto.

Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O encerramento da CLPL, que em 2016 comemora 20 anos, será amanhã (1º de novembro).

Ao final do evento no Itamaraty, será definido, por meio da Declaração de Brasília, o plano de trabalho da organização para os próximos anos. Neste ano, o tema da conferência é a agenda para desenvolvimento sustentável em 2030. Caberá ao Brasil presidir o grupo pelo próximo biênio, no lugar do Timor Leste.

A sessão de trabalho da conferência está prevista para às 17h, após a cerimônia de recepção das delegações no Itamaraty e da sessão de abertura. Às 20h, Temer oferecerá, no Palácio do Alvorada, um jantar em homenagem aos chefes de delegações.

Agência Brasil

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here