Trump parabeniza Erdogan por vitória em referendo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou seu homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pela vitória no referendo que introduz o sistema presidencialista no país, uma votação marcada por denúncias de irregularidades.

Em conversa por telefone, Trump também agradeceu ao chefe de Estado turco pelo “apoio às ações dos EUA”, e os dois líderes concordaram sobre a importância de “responsabilizar” o presidente da Síria, Bashar al Assad, pela guerra civil na nação árabe.

Com 100% das urnas apuradas, 51,41% dos eleitores disseram “sim” à mudança do sistema político na Turquia do parlamentarismo para o presidencialismo, o que aumentará os poderes de Erdogan e permitirá que ele comande o país até 2034.

No entanto, segundo a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce), cerca de 2,5 milhões de cédulas estão sob suspeita de fraude, o que equivale a pouco mais de 5% do total de votos. Na última segunda-feira (17), a entidade já havia dito que o referendo não esteve “à altura dos padrões internacionais”.

Por conta disso, a principal legenda de oposição no país, o Partido Republicano do Povo (CHP), deve apresentar um recurso à Comissão Eleitoral Suprema (YSK) contestando o resultado da votação.

Funcionários da YSK estavam entre os 12 ocupantes de um helicóptero que caiu nesta terça-feira (18), em Tunceli, por conta das “más condições climáticas”. Ainda não se sabe se há sobreviventes na tragédia.

ANSA

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*