Tuca Andrada apresenta “Orlando Silva – Nada Além” no Espaço Furnas Cultural

Foto divulgação

Com direção musical de Marcelo Alonso Neves, direção artística de Inez Viana, direção de produção de Claudia Marques e interpretação de Tuca Andrada, o show “Orlando Silva – Nada Além” é composto por 21 músicas marcantes da carreira desse grande cantor brasileiro, entre elas “Carinhoso”, “Atire a primeira pedra”, “Lábios que beijei”, “Sertaneja”, “Aos pés da cruz”, “Abre a janela”, “Nada Além”. No palco, junto com Tuca Andrada estarão cinco músicos convidados. Nos poucos diálogos com a plateia, Tuca fará menção de uma época, da importância de Orlando Silva para a música brasileira, de como influenciou toda uma geração, incluindo Lúcio Alves, Ciro Monteiro, João Gilberto e Caetano Veloso.
– O cara gravou tudo de melhor. Estou contente por prestar essa homenagem e mostrar o Orlando pelos olhos do Tuca. Esse show é uma demonstração de paixão pelo Brasil, de amor pelo nosso país. Em um momento em que estamos precisando muito disso –, diz Tuca Andrada, que está em São Paulo ensaiando o espetáculo A Visita da Velha Senhora, direção de Luiz Villaça, com estreia no mês de agosto.

Em 2004, Tuca Andrada estreou o espetáculo teatral Orlando Silva – O cantor das multidões, que fez grande sucesso. Por mais de 3 anos, viajou em turnê por mais de 40 cidades e foi visto por cerca de 300.000 pessoas, com temporadas prorrogadas no Rio e em São Paulo.
– Para o show a abordagem é diferente do musical, porque em síntese, é uma homenagem do ator-cantor Tuca ao centenário do Orlando. No show não se conta a história do Orlando, se canta. É quase um ‘Orlando por Tuca’ onde seus maiores sucessos serão revisitados, junto à músicos de primeira linha. Nossa intenção é que as pessoas saiam deste show emocionadas e felizes, por relembrarem ou até mesmo conhecerem os sucessos de Orlando Silva na voz de Tuca Andrada –, comenta Inez Viana.

Lançado em março de 2016 o show “Orlando Silva – Nada Além” já foi apresentado em várias localidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

– Talvez, após seus 100 anos de nascimento estejamos mais próximos do que seria uma apresentação do Orlando Silva –, declara o diretor musical Marcelo Alonso Neves.

O cantor das multidões
– Orlando Silva foi ídolo absoluto de uma época, e que deveria estar até hoje sendo homenageado junto à Frank Sinatra, Billie Holiday e Edith Piaf, só para citar outros gênios nascidos em 1915, mesmo ano que Orlando nasceu –, diz Inez Viana.
Orlando Silva não é apenas mais um grande cantor brasileiro, ele é um divisor de águas dentro da MPB. Perdeu o pai cedo, vitimado pela gripe espanhola e logo teve que começar a trabalhar para o sustento da família. Já nessa época era conhecido pelos vizinhos e amigos por sua voz ímpar e sempre foi incentivado a tentar a carreira no rádio. Foi descoberto pelo compositor Bororó, nos corredores da Radio Cajuti, que imediatamente o apresentou a Francisco Alves que impressionado com a sua voz resolveu lança-lo. Foi sucesso imediato e a cada canção lançada na sua voz seu prestígio aumentava. Era uma mistura de Francisco Alves e Silvio Caldas, os dois grandes nomes da época, mas imprimia um estilo próprio que encantava as plateias. É reconhecido não só como um excelente cantor, mas como um criador dentro da musica brasileira. Todas as gerações de cantores depois dele foram influenciadas pelo seu canto e por sua força interpretativa. Orlando Silva influenciou artistas como João Gilberto e Caetano Veloso e se pode encontrar ecos de sua arte até hoje em dia.

Roteiro musical do show “Orlando Silva – Nada Além”
Pour Vous Madame – Erastótenes Frasão e Cristóvão de Alencar
Cidade Brinquedo – Silvino Neto e Plínio Bretas
A Jardineira – Benedito Lacerda e Humberto Porto
Abre a Janela – Arlindo Marques Junior e Roberto Roberti
Preconceito – Marino Pinto e Wilson Batista
Curare – Bororó
Sertaneja – Rene Bitencourt
Magoas de caboclo – J. Cascata e Leonel Azevedo
Lábios que beijei – J. Cascata e Leonel Azevedo
Carinhoso – João de Barro e Pixinguinha
Súplica – Deo, Jose Marcilio e Otavio Gabus Mendes
Nada Além – Custódio Mesquita e Mário Lago
Meu consolo é você – Nassara e Roberto Martins
Rosa – Otavio de Souza e Pixinguinha
Dama do Cabaré – Noel Rosa
Errei Erramos – Ataulfo Alves
Aos pés da cruz – Marino Pinto e Zé da Zilda
Atire a primeira Pedra – Ataulfo Alves e Mario Lago
Alegria – Assis Valente e Durval Maia
Céu Moreno – Uriel Lourival
Nada Além – Custódio Mesquita e Mario Lago

Ficha Técnica
Show “Orlando Silva – Nada Além”
Intérprete: Tuca Andrada
Direção Musical: Marcelo Alonso Neves
Direção Artística: Inez Viana
Direção de Produção: Claudia Marques
Roteiro: Fabrício Branco
Músicos: Berval Moraes (contra baixo), Caio Cezar Sitonio (violão), Cassius Theperson (bateria), Priscila Azevedo (piano e acordeon) e Rodrigo Revelles (sax alto e flautas)
Direção de Arte: Claudia Marques
Iluminação: Elisa Tandeta
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Realização: Fábrica de Eventos

Serviço
Show “Orlando Silva – Nada Além”
Local: Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo (tel. 2528-5166)
Únicas apresentações: 24 e 25 de junho, sábado às 20h e domingo às 19h.
Ingressos: GRÁTIS, com distribuição na bilheteria 1 hora antes.
Capacidade de público: 170 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*