‘Um Passinho para três Destinos’ está na mostra de cinema no MAM

Foto: Sandro Vox

O teaser do média-metragem com vídeos de danças, músicas e entrevistas, será exibido na Mostra de Cinema e Vídeo Zumbi dos Palmares, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no próximo sábado (18).

Para os dançarinos do filme Shaweeny Portella, 16 anos, Gabriel Lima, 18, e Pedro Henrique, 15, o Passinho além de ser uma manifestação cultural, é um movimento para alcançar espaço entre as atrações de entretenimento no mundo artístico, conseguindo deste modo, um certo destaque junto a público variado, incluindo o da comunidade em que vivem.

O Passinho emergiu nas comunidades pobres do Rio de Janeiro na década de 2000. Sua característica marcante é o estilo de dança veloz que mistura o kuduro, uma dança nascida em Angola, o funk carioca, passos de capoeira, o frevo, o samba, o ballet, e ritmos americanos como o break e o funk .

A Mostra vai apresentar um panorama da produção de cinema e vídeo no Brasil, com trabalhos de artistas, estudantes universitários, e técnicos brasileiros, entre outros profissionais que abordam assuntos raciais em suas obras. O evento também visa contribuir para que o público compreenda como o negro brasileiro se encaixa na indústria cinematográfica.

O trabalho do fotógrafo Carlos Junior vem sendo admirado por algumas mídias independentes dos Estados Unidos. Durante as Olimpíadas Rio 2016, Carlos trabalhou como correspondente da revista americana Brazil Magazine, no Rio de Janeiro.

A iniciativa cultural é resultante da parceria entre o Renascença Clube, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), o Acervo Digital de Cultura Negra (Cultne), e a Oficina de Comunicação e Design Benguelê, para celebrar a Semana Nacional da Consciência Negra, que acontece todos os anos no mês de novembro.

Um Passinho Para Três Destinos será exibido no dia 18 de novembro, às 17h, na Cinemateca do MAM. R$ 8, 00 (inteira), R$ 4, 00 (meia), a cima de 65 (gratuito).

 

Deixe uma resposta