Vendas em academias – Parte 1

Certamente você já foi a uma academia a procura de melhorar sua saúde, e, fez a pergunta: quanto custa a modalidade XYZ? A partir dessa pergunta, podem-se obter três ações diferentes que transmito abaixo:

TRADICIONAL: A atendente pega um papel (já vários tipos), coloca o valor da modalidade, o valor da avaliação funcional e diz “que é necessário trazer um atestado médico”;

TOUR PRA CEGO: A atendente convida a entrar e conhecer a academia. Mostra uma sala cheia de pesos e diz: “essa é a sala de musculação” (eu sei, vi as anilhas e os aparelhos de musculação). Mais a frente mostra a piscina e diz “essa é a nossa piscina” (eu também sei, pois está cheia de água!!!). Volta à recepção pega um papel, coloca o valor da modalidade, o valor da avaliação funcional e diz “que é necessário trazer um atestado médico”;

O que preconizo é o Tour orientado por um profissional de MKTG (forma correta de se abreviar a palavra marketing) com foco na venda. Afinal a academia não vende droga, mas sim, saúde. E se o cliente foi até lá, ele quer – ou necessita – e a metade da venda já foi fechada. Basta você fomentar.

Minhas sugestões para os procedimentos corretos para alavancar suas vendas:

  • O cliente entra na academia. A primeira estratégia é conhecer o “T.B.C.”, ou seja, “tira a bunda da cadeira”;
  • Com um sorriso diga seu nome e pergunte o nome do cliente (durante o tour, fale três vezes o nome dele);
  • Ele vai perguntar o preço da modalidade XYZ. Sem dizer o valor, fomente uma ida até o local da modalidade procurada por ele;
  • Ao dirigir-se ao local especificado pergunte-lhe como soube da academia e qual objetivo pretendido;

Na próxima coluna, a continuidade desse processo de potencializar suas vendas ao receber “um pidão” (designação de vendas para o cliente que procura efetivar uma compra).

 

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Mestre em Psicopedagogia Especialista em ADM e MKTG Autor de 6 livros

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