Vendas em academias – Parte 2

Dando prosseguimento à coluna anterior, transcrevo minhas sugestões para um atendimento focado na venda. O ponto crucial é você contratar uma vendedora para ser recepcionista, e não, o contrário.

Conforme visto, a primeira estratégia é conhecer o TBC, ou seja, “tira a bunda da cadeira”. Com um sorriso diga seu nome e pergunte o nome do cliente (durante o tour, fale três vezes o nome dele). Ele vai querer saber o preço de uma determinada modalidade. Sem dizer o valor, fomente uma ida até o local da modalidade específica. Durante esse percurso, pergunte o objetivo do cliente e como ele soube da academia. Se passar por outras áreas, apresente-as sempre com um plus (um algo a mais), que pode ser um aparelho especial, professores altamente capacitados, temperatura da piscina, piso antiderrapante, etc. Ao chegar ao local desejado pelo cliente, apresente-o ao professor (mostrando através de um código conhecido apenas por você e pelos profissionais de Educação Física) com a seguinte frase:

– Esse será seu professor! (notou a afirmação? Não diga: se o senhor entrar, ele será o seu professor).

O professor responderá de acordo com o código (apenas sugestão; você pode imaginar outras opções):

– Seja bem vindo (a)! Aqui fomentamos ser uma família (para aquele cliente que disse querer socialização);

– Seja bem vindo (a)! Nossos aparelhos aeróbicos fazem a queima de muitas calorias;

– Seja bem vindo (a)! Vou fazer uma série de exercícios especialmente para o senhor (a) ou para você.

Retorne com o cliente e coloque-o sentado. NINGUÉM ASSINA O CONTRATO EM PÉ!

Não diga a palavra preço e sim investimento. Dê o valor mais alto e por último o mais baixo. Após isso, pergunte-lhe diretamente qual deles o cliente prefere. Ao receber a resposta de um deles, puxe a proposta e comece a preenchê-la.

Caso queira mais informações, existe um vídeo que você pode adquirir por 30 dias e capacitar sua equipe, com um investimento muito bom: http://melza.monqicorp.com.br/cursos/venda-atendimento-e-prospeccao-de-clientes-em-academias

 

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