Volta ao Rio de Janeiro tem trânsito intenso

Rodoviária Novo Rio. Foto: Fernando Frazão Agência Brasil/EBC

Ao contrário dos outros anos, quando o carioca sofria em longos engarrafamentos ao retornar para a capital após o feriado prolongada das festas natalinas de fim de ano, a volta para casa nesta segunda-feira ocorre em clima de normalidade. Apesar do trânsito intenso, não há registros de grandes engarrafamentos.

Quem está voltando da Região dos Lagos para o Rio de Janeiro enfrenta trânsito intenso, porém, com poucos pontos de retenção. O tráfego é normal e há lentidão apenas na chegada a Rio Bonito, para quem sai da Via Lagos e vai para a BR-101.

A ponte Rio-Niterói apresenta trânsito intenso, mas com bom fluxo tanto no sentido Rio como no sentido Niterói e a travessia da ponte está ocorrendo em torno de 13 minutos em ambos os sentidos, o que é uma surpresa não só pelo retorno à capital, como também por ser uma segunda-feira, quando o fluxo costuma ser intenso e com registros de retenções ao longo de toda a via.

A expectativa da Ecoponte, concessionária que explora os serviços da Ponte Rio-Niterói, é de que cerca de 89 mil veículos cruzem a via-expressa hoje em direção ao Rio. No sentido contrário, o maior movimento foi registrado no último sábado, quando 97 mil veículos cruzaram a via em direção à Região dos Lagos. No período entre os dias 23 de dezembro e hoje (2), cerca de 1,6 milhão de veículos trafegaram nos dois sentidos da Ponte-Rio Niterói, segundo estimativas da concessionária.

Autopista Fluminense

Já na BR-101, a Autopista Fluminense informa lentidão no sentido Sul (Niterói) do km 265 ao km 269, na região de Rio Bonito (RJ), devido a uma operação com marcador de velocidade.

No sentido Norte (Espírito Santo), os usuários não encontram retenção. A concessionária opera em regime de prontidão, com serviços de atendimento ao usuário de 24 horas. 

Rio-São Paulo

A concessionária CCR-NovaDutra informa que o trânsito é intenso na Via Dutra, principal ligação do Rio de Janeiro com São Paulo, mas flui com normalidade em ambos os sentidos.

Segundo a concessionária, a maior movimentação em direção ao Rio de Janeiro está acontecendo na manhã de hoje, com o horário de pico se concentrando entre às 7h e às 13h, quando cerca de 6.400 veículos por hora estarão retornando ao Rio.

A Operação Especial do SOS Usuário conta – desde a véspera do Natal – com mais de 100 viaturas e 500 profissionais. Entre eles, médicos, agentes de atendimento pré-hospitalar e equipes de emergência à disposição dos usuários 24 horas.

Rodoviária Novo Rio

O movimento de partida e chegada de passageiros pela Rodoviária Novo Rio também é normal, embora intenso. Segundo a Concessionária Novo Rio, grupo privado que administra o terminal, aproximadamente 582 mil passageiros transitaram pelo principal terminal carioca no período de 22 de dezembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017.

As 44 empresas de ônibus que operam no terminal disponibilizaram 18.240 ônibus, sendo 3.400 em horários extras. Os destinos mais procurados foram os de curta distância como as regiões da Costa Verde, Lagos e Serrana do Estado do RJ e cidades de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

No período do réveillon, o maior movimento de saída e chegada ocorreu na última sexta-feira (30), quando 32.400 pessoas deixaram o Rio.

Agência Brasil

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*