PEC da Segurança Pública: Senado aprova suspensão do voto de presos provisórios

Deputados e senadores deixaram passar uma medida polêmica dentro da PEC da Segurança Pública. O texto avançou nas duas Casas e agora aguarda promulgação do Congresso Nacional.

Medida tira o voto de presos provisórios enquanto eles estiverem recolhidos

A PEC prevê a suspensão do direito ao voto de presos provisórios enquanto estiverem recolhidos.

A regra vale mesmo quando eles ainda não têm condenação criminal definitiva.

12817 presos provisórios estavam aptos a votar nas eleições deste ano

Nas eleições deste ano, 12817 presos provisórios estavam aptos a votar no país.

O artigo também cita que, após a promulgação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve oficializar a criação do Ministério da Segurança Pública, promessa de campanha.

A Lei Antifacção, sancionada em março de 2026, incluiu a prisão provisória entre as causas de cancelamento da inscrição eleitoral. Em abril, o TSE estabeleceu que as restrições não seriam aplicadas nas eleições deste ano.

Próximo passo é a promulgação para destravar mudanças ligadas ao Ministério

O texto aprovado pelo Senado nesta semana ainda depende de promulgação pelo Congresso Nacional.

Com a promulgação, Lula deve oficializar a criação do Ministério da Segurança Pública.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.