Seconserva remove estátua do Curumim da Lagoa para manutenção após furtos

A Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio (Seconserva) retirou para manutenção a estátua do Curumim da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul. Peças da estrutura vinham sendo furtadas nas últimas semanas, como o arco, um dos braços e parte de uma perna.

Furtos atingiram o arco, braço e parte da perna do Curumim

A Seconserva fez a retirada no início da tarde desta quarta-feira (01). O trabalho começou depois de furtos que levaram pedaços da escultura, incluindo o arco, um dos braços e parte de uma perna.

A base que sustentava o corpo ficou solta e foi retirada com facilidade. Os pés serão retirados nos próximos dias.

Restauro deve durar dois meses e reintegração acontece em junho

O secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, disse que a restauração deve levar dois meses. A reinstalação da escultura deve acontecer em junho.

A estátua será restaurada no ateliê do artista plástico Luiz Augusto Correia de Araújo. Ele é filho de Pedro Gaspar Correia de Araújo, autor da peça, que morreu em 2019.

Estátua de bronze mede 1,95 m e fica na Avenida Borges de Medeiros

O Curumim é uma estátua de bronze com 1,95 m de altura. A peça fica instalada na Avenida Borges de Medeiros, perto do Clube Piraquê.

Ela mostra um jovem índio curumim pescando de arco e flecha. A escultura faz referência aos primeiros moradores do entorno, que batizavam a região de Sacopemapã.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.