Líbano vai a Washington para discutir cessar-fogo com EUA e Israel

Uma delegação do Líbano deve ir à próxima semana a Washington para discutir e anunciar um cessar-fogo com representantes dos Estados Unidos e de Israel. A reunião acontece após Israel manter ataques contra território libanês nas 24 horas seguintes ao anúncio da trégua no Irã.

Reunião em Washington mira cessar-fogo enquanto ataques seguem no Líbano

A ida do Líbano ocorre com a pressão dos ataques contínuos de Israel contra território libanês.

Os bombardeios, mesmo mirando alvos do Hezbollah, atingiram áreas densamente povoadas e geraram indignação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e de outras organizações humanitárias.

Netanyahu diz que negociações correm e que Líbano não entra na trégua do Irã

As autoridades libanesas e a Casa Branca confirmaram a reunião nesta sexta-feira, 10.

No dia anterior, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que mandou o governo iniciar negociações de paz com o Líbano o mais rápido possível.

Netanyahu afirmou que o Líbano não está incluído na trégua e garantiu que as forças armadas israelenses seguirão atacando alvos do Hezbollah “onde quer que fosse necessário”.

Embaixo de disputa, conversas sobre cessar-fogo devem ser conduzidas por líderes dos dois países

Ainda não há dia exato para a próxima semana, mas as negociações em Washington terão como comando o embaixador israelense nos EUA, Yechiel Leiter, e a embaixadora libanesa nos EUA, Nada Hamadeh Moawad.

Israel e Líbano não têm relações diplomáticas formais e, tecnicamente, estão em estado de guerra desde a fundação de Israel, em 1948. Segundo Netanyahu, o objetivo das conversas é alcançar o desarmamento da milícia libanesa e um acordo de paz entre os dois países.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.