O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2026, referente ao ano-base 2025, termina neste domingo, 10 de maio. Quem tiver valores a receber pode concorrer ao primeiro lote de restituição.
Entrega do IR 2026 hoje define disputa pelo 1º lote, sem promessa de posição
A Receita Federal trata a data como referência e não garante que o contribuinte vá cair no primeiro, segundo ou terceiro lote de restituição.
A Receita pode analisar a declaração e pedir comprovantes por cinco anos. Esse também é o prazo máximo legal para o pagamento da restituição.
Se você atrasou, a data para restituição pode contar pela 1ª entrega
Para quem enviou a declaração antes, teve a declaração retida e depois regularizou a situação com base nos comprovantes, a data considerada para restituição é a data da primeira entrega da declaração.
Quem ainda não entregou tem até 10 de maio para enviar a declaração e concorrer ao primeiro lote, se tiver valores a receber.
Quem tem imposto a pagar também precisa decidir até 10 de maio
Para quem tem imposto a pagar, o prazo para optar pelo débito automático da primeira cota ou cota única encerra hoje (10).
Em relação a quem precisa declarar, o texto cita obrigatoriedade para quem teve rendimentos acima de R$ 35.584,00 no ano-base 2025, e para outros casos como bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2025.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.