Donald Trump disse que suspendeu a retomada dos bombardeios ao Irã, que estavam previstos para terça-feira, 19. Ele afirma que fez isso a pedido de lideranças árabes aliadas dos Estados Unidos.
Cessar-fogo de 8 de abril para orientar negociações e evitar novos ataques
Trump contou que os bombardeios ao Irã foram pausados por um cessar-fogo frágil em 8 de abril.
Ele disse que lideranças das monarquias árabes do Oriente Médio pediram a suspensão e que as negociações em andamento podem levar a um acordo de paz.
Pedido de líderes do Catar, Arábia Saudita e Emirados e recado sobre ataque “programado”
Em publicação na Truth Social, Trump escreveu que foi solicitado pelo emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, e pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
Trump também afirmou que instruiu o secretário de Estado americano, Pete Hegseth, e o chefe do Estado-Maior Conjunto, o general Daniel Caine, a não realizar “o ataque programado” na terça, e disse que eles devem seguir preparados para um ataque em grande escala caso um acordo aceitável não seja alcançado.
O Axios informou que a Casa Branca deve rejeitar a proposta iraniana mais recente para encerrar a guerra de forma permanente, por considerá-la “insuficiente”.
Proposta do Irã passa por Paquistão e fala de preparação para qualquer eventualidade
O Irã confirmou que transmitiu a Washington uma nova proposta no domingo 17, via Paquistão, que atua como mediador.
O porta-voz Esmaeil Baqaei disse que o Irã está “preparado para qualquer eventualidade” e repetiu exigências como liberação de ativos iranianos congelados no exterior, fim das sanções e pagamento de reparações.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.