Romeu Zema, candidato à Presidência, disse na TV Globo que não acredita que os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília tenham cometido crime. Ele também afirmou que daria anistia ou buscaria um tribunal “que seja judicial”.
Zema diz que só comete crime quem leva o ato adiante e mira anistia
Zema falou durante sabatina na TV Globo na noite desta segunda-feira, 24.
Ele disse: “Na minha opinião, comete crime quem leva o crime adiante. Quem fez, pensou ou até idealizou, mas não levou [adiante], para mim, não cometeu crime”.
STF tem 1.400 condenados por sete crimes, e Zema contesta julgamento político
Após a fala, ele foi lembrado de que houve 1.400 condenados no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma soma de sete crimes diferentes.
Na sequência, Zema insistiu na posição e declarou que o STF teria tomado decisões “políticas” e não “realmente justas”. Ele disse: “Eu darei anistia [aos condenados pelo STF] ou, pelo menos, no mínimo, um tribunal que não seja político, um tribunal que seja judicial”.
Ele completou que “Na minha opinião, foi um julgamento nitidamente político” e afirmou que “O que temos no Brasil hoje são tribunais que estão fazendo mais política do que propriamente justiça”.
Outras promessas na sabatina: vacinação, segurança, salário mínimo e pesquisas
Zema também falou sobre vacinação obrigatória de crianças e disse que, em vez de obrigar, o governo deve fazer campanhas para vacinar o maior número de pessoas possível.
Sobre segurança pública, ele defendeu ideias associadas a Nayib Bukele e citou uma “redução de homicídios em quatro anos”. Sobre salário mínimo, disse que não haverá perda e que ganho além da inflação depende das contas do governo e da queda da taxa de juros. Ele ainda afirmou que, nas duas últimas pesquisas eleitorais nacionais do Nexus e do Datafolha, aparece com 3% das intenções de votos.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.