Desabamento em mina de ouro no Sudão já deixa 82 mortos e 50 feridos

O desabamento de uma mina de ouro no sul do Sudão passou a ter 82 mortos e 50 feridos. A informação foi dada à AFP por uma fonte das Forças de Apoio Rápido (FAR), grupo paramilitar que controla a região.

FAR diz que há pessoas presas sob escombros em mina de Al-Zaraa

A fonte das FAR informou que ainda existe um número indeterminado de pessoas presas sob os escombros. Ela também disse que o resgate usa métodos rudimentares.

As operações seguiram durante toda a noite com apoio de outros operários. Eles usaram as mesmas ferramentas simples usadas para extrair ouro.

Desabamento começou na terça-feira, 15, perto de El-Nahud, em Kordofan Ocidental

Os poços da mina de Al-Zaraa, perto da cidade de El-Nahud, em Kordofan Ocidental, começaram a desabar na terça-feira, 15. A fonte das FAR informou o aumento para 82 mortos e 50 feridos.

Al-Amin Suleiman, mineiro que trabalhava perto de Al-Zaraa, disse à AFP que os poços ficam muito próximos. Ele relatou que, se um desaba, derruba os que estão ao lado.

Desde abril de 2023, guerra no Sudão leva mais gente à corrida do ouro

Desde o início, em abril de 2023, da guerra entre o Exército sudanês e as paramilitares Forças de Apoio Rápido, as minas de ouro financiam o esforço bélico dos dois lados.

A reportagem também cita que a mineração artesanal e em pequena escala responde pela maior parte do ouro extraído. Esse tipo de atividade ocorre em minas abandonadas e em áreas não oficiais como Al-Zaraa.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.