Avaria deixa parte do leste de Cuba sem energia elétrica pelo 8º vez em 2025

Uma avaria deixou parte do leste de Cuba sem energia elétrica, segundo a União Elétrica de Cuba (UNE), neste sábado, 10. A falha reforça a sequência de apagões e os cortes de energia que atingem a ilha.

Falha em linha entre Nuevitas e Las Tunas provoca desconexão parcial no leste

A UNE informou que uma falha em uma linha entre a localidade de Nuevitas e a província de Las Tunas causou “desconexão parcial do serviço elétrico nacional na região oriental” do país.

A empresa não disse quantas províncias foram afetadas no apagão.

Cuba registra oitava falta de energia em 2025 e sofre cortes que podem chegar a 20 horas

De acordo com o relato, esta foi a oitava vez que a ilha fica sem energia elétrica apenas neste ano. Desde o final de 2024, o número de apagões chega a 13.

A população, com 9,4 milhões de habitantes, convive com apagões programados que podem durar cerca de 20 horas por dia. Esses cortes também afetam o abastecimento de água e a telefonia.

A UNE relaciona o cenário às usinas termelétricas antigas, que passam por panes frequentes ou exigem manutenção, além das dificuldades de combustível após o bloqueio de fato ao fornecimento de petróleo imposto pelos Estados Unidos desde janeiro.

Próximo apagão e última ocorrência: falha em “linhas de transmissão” em 18 de setembro

O último apagão citado aconteceu no dia 18 de setembro. A UNE atribuiu o problema a uma falha “nas linhas de transmissão” e também a “condições meteorológicas instáveis na região”.

Naquela ocasião, o oeste do país ficou sem energia inicialmente.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.