Canais estrangeiros inspirados no “Exército do Lula”, estratégia digital do deputado federal André Janones, passaram de 123 mil para 249 mil seguidores em apenas dois dias. A mobilização digital ligada à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou força fora do Brasil.
Modelo de mobilização digital de Janones acelera em França, Espanha e Argentina
Grupos de esquerda na França, Espanha e Argentina aumentaram o número de seguidores em poucos dias. Dentro dos canais, os participantes recebem orientações para compartilhar conteúdos, convidar novos integrantes e ampliar a repercussão das mensagens.
O conteúdo circula em mais de um idioma, com publicações em francês e em português, mostrando a influência do modelo brasileiro.
França salta de 57 mil para 147 mil e Espanha e Argentina também crescem
Na França, o canal L’équipe de Mélenchon officielle, que apoia Jean-Luc Mélenchon, passou de 57 mil para 147 mil integrantes, com alta de 157,89%. Mélenchon aparece como um dos principais nomes da esquerda para disputar a eleição presidencial de 2027.
Na Espanha, o canal La fuerza de la gente, favorável a Pedro Sánchez, cresceu 68%, de 25 mil para 42 mil. Na Argentina, o Ejércico del Peronismo, que reúne apoiadores do campo peronista, subiu de 41 mil para 60 mil, alta de 46,34%.
WhatsApp com “missões” e canal de Janones chega a 10 milhões durante a campanha
O modelo brasileiro usa o WhatsApp para distribuir “missões” a apoiadores. As orientações incluem compartilhar publicações, convidar participantes e ampliar a circulação de mensagens nas redes.
O canal de Janones ultrapassou 10 milhões de seguidores durante a campanha de Lula (PT). Agora, o método desperta o interesse de setores da esquerda internacional.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.