Caso Henry Borel: Jairinho pega 43 anos e Monique Medeiros recebe perdão judicial

O 2º Tribunal do Júri da Justiça do Rio condenou Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, a 43 anos, 9 meses e 20 dias de prisão no caso do menino Henry Borel. A decisão saiu na madrugada desta quinta-feira (04) e também inclui perdão judicial para Monique Medeiros.

Julgamento no Rio termina após dez dias e MP e defesa prometem recurso

A sentença foi proferida na madrugada desta quinta-feira (04), depois de dez dias de julgamento.

O Ministério Público e a defesa do ex-vereador anunciaram que vão recorrer da decisão.

Condenação de Jairinho e perdão judicial para Monique no caso de Henry Borel

Jairinho foi condenado por homicídio duplamente qualificado, tortura e coação do menino Henry Borel, morto aos 4 anos em 2021.

A pena total aplicada somou 35 anos, 6 meses e 20 dias pelo homicídio, 6 anos e 3 meses por tortura e 2 anos por coação no curso do processo. A Justiça determinou ainda que Jairinho pague de forma exclusiva uma indenização de R$ 400 mil por danos morais ao pai da vítima, Leniel Borel.

Monique Medeiros teve a acusação de homicídio doloso desclassificada pelos jurados, que identificaram negligência. Ela recebeu perdão judicial pelo homicídio culposo, e a juíza Elizabeth Machado Louro citou “reação desproporcional, claramente discriminatória de gênero”.

Monique teve pena extinta e médico foi condenado por falsa perícia

A mãe de Henry chegou a ser condenada a um ano e quatro meses por omissão, mas a pena foi considerada extinta porque ela permaneceu presa.

O corpo de jurados também condenou o médico Jefferson Evangelista Corrêa, assistente técnico da defesa de Jairinho, pelo crime de falsa perícia.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.