A Cedae iniciou os testes operacionais da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) São Pedro, em Nova Iguaçu. A etapa faz parte da modernização do Sistema Acari, que abastece parte da Baixada Fluminense.
Testes da ETA São Pedro fazem parte da modernização do Sistema Acari
A ETA São Pedro está em fase de testes operacionais. A estação integra as obras de modernização do Sistema Acari, que atende parte da Baixada Fluminense.
Capacidade de 650 litros por segundo mira abastecimento de 160 mil moradores
A nova ETA tem capacidade para produzir 650 litros de água por segundo. A unidade foi planejada para atender cerca de 160 mil moradores de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados e Belford Roxo.
Durante esta etapa, a estação passa por operação assistida. Nesse período, o sistema funciona com acompanhamento técnico da construtora para fazer ajustes finais antes da conclusão da unidade, prevista para novembro deste ano.
Microfiltração e automação monitoram filtros, vazões e pressões no CCO
A ETA conta com sistema de microfiltração, com membranas de microporos que funcionam como barreiras físicas. Elas retêm partículas sólidas, sedimentos e micro-organismos no processo de tratamento.
A unidade opera de forma automatizada e permite monitoramento em tempo real das etapas. O Centro de Controle Operacional (CCO) da ETA analisa os dados on-line e acompanha parâmetros do sistema por meio de telas gráficas, com comandos remotos.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.