Mais de nove mil alunos da rede municipal de ensino de Niterói já participaram do Circuito da Cidade, programa da prefeitura que leva a turma para espaços culturais. A ação vira extensão da sala de aula e ajuda no contato com história, arte e patrimônio do município.
Programa transforma aula em visita a espaços culturais de Niterói
No Circuito da Cidade, os estudantes conhecem o tema na prática. A prefeitura organiza o roteiro para que os alunos vejam de perto história, arte e patrimônio do município.
Para muitos jovens, esse passeio marca a primeira oportunidade de visitar cartões-postais da cidade.
Visitas incluem MAC, Caminho Niemeyer, Fortaleza e Ilha da Boa Viagem
Entre os destinos do roteiro estão o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), o Caminho Niemeyer e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra. O programa também inclui a Ilha da Boa Viagem, o Campo de São Bento e o Museu de Arqueologia de Itaipu.
Quatro ônibus fazem o percurso com alunos de 5 a 14 anos. Eles estão matriculados em 98 escolas municipais e 19 creches conveniadas.
O passeio tem lanche e acompanhamento pedagógico. Antes de cada visita, o conteúdo do local é trabalhado em sala de aula, e depois os professores retomam os temas para reforçar o aprendizado.
Roteiro com lanche e acompanhamento acontece com turmas de 5 a 14 anos
Os alunos participam com apoio de acompanhamento pedagógico durante o deslocamento e as visitas.
O ciclo segue a mesma ordem: aula antes da ida, visita ao local e retomada do assunto pelos professores depois.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.