O ex-governador Cláudio Castro (PL) publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (28) para anunciar que vai retirar a candidatura ao Senado Federal. A decisão foi tomada após operações recentes de busca e apreensão da Polícia Federal.
Castro anuncia retirada da candidatura ao Senado e diz que quer focar na defesa
Durante o pronunciamento, Cláudio Castro falou sobre o impacto das operações da Polícia Federal. Ele citou “dias de dor, de exposição e mentiras” e relacionou a situação às investigações dos casos citados no vídeo.
O ex-governador disse que, com a mudança, pretende priorizar sua defesa. Ele afirmou que já analisou os processos como advogado e pediu tempo para conduzir o trabalho.
Operações da Polícia Federal e pedidos de tempo até terça-feira
Castro mencionou duas operações de busca e apreensão da Polícia Federal, nos casos Banco Master e Refit. Depois dessas ações, ele declarou que vai focar no próprio caso.
No vídeo, ele disse que “meias-verdades” cairão, mas afirmou que precisa de tempo. Ele também falou que quer cuidar dos filhos, da casa, da esposa e de pessoas que o acompanharam durante a trajetória.
Desistência vale também para qualquer cargo nas eleições de outubro de 2026
De acordo com o que ele informou, a retirada não é só do Senado. Castro afirmou que vai se retirar temporariamente do pleito eleitoral para qualquer cargo nas eleições de outubro de 2026.
Ele disse ainda que, até a próxima terça-feira, os advogados vão apresentar “uma nova petição muito robusta” com explicações sobre os fatos e sobre o papel do governador. Castro encerrou o vídeo dizendo que não é o encerramento da vida política, e sim um “passo necessário”.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.