A campanha presidencial passou a dominar o debate político nas redes sociais após o fim da Copa, segundo um relatório do instituto Democracia em Xeque. O estudo analisou milhares de publicações entre 21 e 27 de julho e mostra que governo e oposição puxaram o assunto pela disputa eleitoral.
Relatório aponta que quase tudo virou disputa entre governo e oposição
O instituto Democracia em Xeque monitorou publicações nas principais plataformas entre 21 e 27 de julho.
O relatório afirma que governo e oposição passaram a interpretar praticamente todos os acontecimentos pela lógica da disputa eleitoral.
Pesquisa “política nacional” teve 26% das postagens e convenção do PL somou quase 46 milhões de interações
O tema “política nacional” respondeu por 26% das publicações monitoradas e por 25% das interações registradas no período.
O acontecimento político mais comentado da semana foi a convenção do PL, que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro no último sábado, 25.
O evento reuniu o presidente da Argentina, Javier Milei, e teve quase 46 milhões de interações, depois de ele proferir xingamentos a Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
Governo convocou embaixador e volta a circular ataque sobre urnas eletrônicas
Após as falas de Milei, o governo brasileiro convocou o embaixador na Argentina para expressar repulsa.
Nas redes, voltaram a circular alegações de que as urnas brasileiras seriam feitas pela mesma empresa da Venezuela, citando Positivo, Diebold, Unisys e Procomp, com base em projetos e sistemas da própria Justiça Eleitoral, como o TSE já mostrou em diversas instâncias.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.