Dor na nuca, atrás do pescoço, costuma aparecer com excesso de uso do celular e postura incorreta. O ortopedista Dr. Nelson Astur Neto (CRM: 125.010/SP) destaca um ajuste simples que pode prevenir muitos casos.
Ortopedista liga dor na nuca ao celular e orienta ajuste de altura da tela
O especialista diz que ajustar a altura da tela ajuda a reduzir a dor.
Ele também orienta evitar inclinar a cabeça para frente.
Torcicolo, artrose e hérnia de disco também podem afetar a região da nuca
Além do celular e da postura, o problema pode ocorrer por torcicolo, artrose em pessoas acima dos 50 e hérnia de disco.
O texto pede atenção se houver formigamento ou fraqueza nos braços, se a dor vier com febre ou se o quadro começar de forma súbita e intensa.
Nesses casos, a orientação é procurar atendimento imediato.
Quando a dor vem com cansaço e dores no corpo, cuidados e pausas entram no plano
A dor na nuca também pode estar ligada à cefaleia tensional.
O artigo cita fibromialgia, especialmente quando a dor vem com cansaço e dores em todo o corpo.
Para ajudar na prevenção, o texto aponta alongamentos, travesseiro adequado e pausas ao longo do dia.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.