Economia do Brasil cai 0,4% em julho e aponta desaceleração, diz Monitor do PIB-FGV

A economia brasileira recuou 0,4% em julho na comparação com junho, com queda na agropecuária e estabilidade na indústria e nos serviços. O Monitor do PIB-FGV, da FGV, foi divulgado nesta quarta-feira (17).

Queda em julho derruba ritmo e reacende alerta sobre crescimento mais moderado

Na pesquisa, a coordenadora Juliana Trece aponta que o resultado de julho pode indicar um ritmo mais moderado nos próximos meses.

O estudo também destaca a dificuldade de manter taxas mais altas de crescimento até o fim do ano, com possibilidade de resultados próximos da estabilidade.

Em 12 meses, PIB acumula 1,8% e julho registra crescimento anual de 1,3%

Na comparação com julho do ano passado, a economia cresceu 1,3%. No trimestre encerrado em julho, o crescimento foi de 1,6%.

A taxa acumulada em 12 meses até julho ficou em 1,8%. A estimativa indica que o PIB acumulado até julho de 2026 alcançou R$ 7,853 trilhões em valores correntes.

O Monitor do PIB-FGV aponta ainda aumento de 0,4% no consumo das famílias no trimestre móvel até julho. Nas exportações, o crescimento foi de 0,3% e, nas importações, de 3,9%.

Ambiente externo e juros altos entram no cenário descrito pela FGV

O estudo cita um contexto desafiador fora do país, com aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras e alta do preço do petróleo.

No Brasil, a pesquisa menciona juros e endividamento das famílias em patamares elevados. A análise não traz uma nova data além da divulgação desta quarta-feira (17).

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.