Governo Lula avalia plano para reduzir dívidas com garantia da União e restrição a bets

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um plano para reduzir o endividamento das famílias. A proposta inclui garantia da União para renegociar débitos e pode criar restrições para apostas em bets para quem entrar no programa.

Reunião com Lula define linhas gerais de um programa para endividados

Ministros se reuniram nesta terça-feira com Lula para tratar das linhas gerais do programa.

O plano deve atender pessoas inadimplentes, com foco em baixa renda, e também pessoas com contas em dia, mas com alto comprometimento de renda.

Garantia no FGO, FGTS e medidas para conter juros e dívidas

Para reduzir os juros cobrados pelas instituições financeiras, o governo deve fazer um aporte no Fundo Garantidor de Operações (FGO), que foi criado na pandemia e hoje não tem recursos suficientes para sustentar o programa.

O programa também pode usar dinheiro esquecido por correntistas no sistema financeiro, que está atualmente em R$ 10,5 bilhões, segundo dados do Sistema Valores a Receber do Banco Central.

Uma das ideias em avaliação cita a liberação de recursos do FGTS a trabalhadores que queiram usar o dinheiro para abater dívidas. A medida ainda não foi definida.

Bets na renegociação e indicadores que mostram dívida mais alta

O governo discute uma restrição para bets como fonte de aumento do endividamento das famílias para quem aderir à renegociação do programa.

O BC mostrou que o comprometimento de renda das famílias com dívidas chegou a 29,3% em janeiro, maior nível desde o começo da série histórica em 2011.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.