Gustavo Petro pede Pix na Colômbia e critica OFAC após resposta dos EUA

Gustavo Petro pediu a adoção do Pix na Colômbia e defendeu o sistema após críticas do governo dos Estados Unidos. Ele também voltou a criticar a lista de sanções do OFAC, ligado ao Tesouro dos EUA.

Petro quer Pix na Colômbia e diz que OFAC perdeu utilidade

Petro pediu ao Brasil que estenda o sistema Pix à Colômbia.

Ele afirmou que, com isso, a lista da OFAC “já não é útil”.

Críticas às sanções e resposta ao relatório dos EUA sobre Pix

Em publicação no X, no último sábado 4, Petro elogiou o Pix como uma alternativa “mais eficiente”.

Ele disse que o órgão serve para “perseguir e subjugar a oposição política em todo o mundo” e afirmou que líderes do tráfico burlam o sistema.

Na semana passada, um relatório citado pelos Estados Unidos aponta o Pix como desleal e prejudicial a Visa e Mastercard, dizendo que o Banco Central do Brasil daria tratamento preferencial ao sistema.

Pix já marca recorde no Brasil e é usado por milhões

Em dezembro, o Pix bateu recorde com mais de 300 milhões de operações em um único dia.

O sistema foi criado em 2020 e já é usado por mais de 170 milhões de pessoas físicas, cerca de 80% da população brasileira.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.