Agências da Inteligência dos Estados Unidos indicaram que a China se prepara para entregar novos sistemas de defesa aérea ao Irã nas próximas semanas. A informação foi compartilhada com a emissora americana CNN neste sábado, 11, e preocupa Washington.
Washington considera entrega ao Irã uma provocação ligada à trégua entre EUA e Irã
Segundo a CNN, a medida é vista como provocativa por Washington.
A avaliação leva em conta que Pequim ajudou a intermediar a frágil trégua acordada nesta semana, que suspendeu ataques entre Irã e EUA.
Fontes citam tentativa de ocultar origem e sistemas MANPADS são mencionados
Duas fontes ouvidas pela CNN dizem que há indícios de que a China tentaria desviar as remessas por meio de outros países para esconder a origem dos armamentos.
As autoridades afirmam que os itens seriam sistemas de mísseis antiaéreos portáteis, chamados MANPADS.
Um porta-voz da Embaixada da China em Washington declarou que Pequim “nunca forneceu armas a nenhuma das partes envolvidas no conflito; a informação em questão é falsa”.
Trump anunciou tarifas de 50% e análises apontam assistência tecnológica prévia
Nesta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% para países que fornecerem armas a Teerã.
As análises internas americanas citam que a China vende tecnologia de dupla utilização ao Irã, o que ajudaria o país a construir armas e aprimorar sistemas de navegação, e afirmam que transferência direta de sistemas de armas seria um novo patamar de assistência.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.