Justiça do Rio manda comunicar condenação e Garotinho fica inelegível

A Justiça do Rio determinou nesta segunda-feira, 10, que Anthony Garotinho cumpra a sentença que o condenou por improbidade administrativa em 2018. A decisão abre caminho para a inelegibilidade do ex-governador.

Decisão manda Justiça eleitoral comunicar perda de direitos políticos

O juiz Ricardo Cyfer, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, ordenou o envio de ofício ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O envio serve para declarar oficialmente a perda dos direitos políticos do executado após o fim dos recursos.

Condenação de 2018 transitou em julgado após decisão do STF

A decisão afirma que o caso transitou em julgado depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou um recurso de Garotinho.

O juiz escreveu: “Encontra-se, portanto, exaurida a via recursal, estando o título apto ao cumprimento definitivo”. Ele também determinou comunicação do trânsito em julgado e a suspensão dos direitos políticos por oito anos, contado do trânsito em julgado.

Condenação já barrava candidatura e pode manter Garotinho fora das disputas

Garotinho foi condenado por improbidade administrativa por participação em um esquema que desviou ao menos R$ 234,4 milhões da Secretaria de Saúde, com contratação ilícita da Fundação Pró-Cefet para o projeto “Saúde em Movimento” entre 2005 e 2006.

Em julho, o Republicanos confirmou a candidatura de Garotinho ao Palácio Guanabara, e a condenação já tinha sido usada para impedir a candidatura a vereador em 2024 com base na Lei da Ficha Limpa.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.