Karen Domingos se prepara para o Mr. Universe, um dos concursos de mais prestígio no mundo do fisiculturismo

O evento, que acontece no dia 28 de outubro em Birmigham, na Inglaterra, já revelou fisiculturistas famosos como Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno (incrível Hulk).

foto: George Kontaxis
foto: George Kontaxis

A atleta de fisiculturismo Karen Domingos, atual campeã mundial na categoria Figure pela Nabba (National Association Bodybuilding Amador), se prepara para mais uma disputa. A baiana embarca dia 23 de outubro para Birmigham, na Inglaterra, para participar do Mr. Universe, também da Nabba, o mais antigo concurso do mundo fitness e um dos mais renomados no segmento, que revelou fisiculturistas famosos como Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno (incrível Hulk).

“O Mundial é uma competição onde se escolhe os melhores fisiculturistas do mundo de cada categoria. E o Universe reúne campeões mundiais de vários anos o que o torna um evento superior ao Mundial. Estou muito feliz e animada para a competição”, conta Karen.

O concurso acontece no dia 28 de outubro, mas a atleta explica que geralmente um atleta começa a se preparar de 12 a 14 semanas antes da competição: “Comecei a minha preparação para o ‘Universe’ em setembro, pelo fato de ter vindo de 3 competições ao longo de 2017, não tive esse tempo, mas com a ajuda do meu preparador, Rubens Gomes, me sinto preparada. A minha rotina de treino fica bem puxada quando em pré contest (período de preparação) treino todos os dias, musculação pela manhã e aeróbio pela tarde, dou mais ênfase a parte superior do corpo como ombro e costas, devido as exigências da minha categoria que é a Figure”.

Quanto à dieta, Karen avisa que não é para todo mundo. “A dieta é pouco variada, há dias que como pouco carboidrato e há dias que como muito carboidrato. A proteína e a gordura também são controladas. Tudo é pesado e cientificamente controlado. Meu preparador tem me visto pessoalmente há cada 5 dias para ter certeza de que meu corpo está respondendo bem a dieta e, se não estiver, ele altera/manipula imediatamente as quantidades de carboidratos, proteína e gorduras, que podem ser para mais ou para menos. Normalmente, faço 6 refeições diárias de 3 em 3 horas. Carrego minhas marmitas onde quer que eu vá. Bebo no mínimo 5 litros de água por dia”, explica.

Para Karen, uma das coisas mais gratificantes em ser atleta fitness é poder inspirar e motivar as pessoas, além de poder representar o Brasil pelo mundo: “Recebo muitas mensagens de mulheres que estão passando por um período difícil, com baixa autoestima devido a um a crise no casamento, divórcio ou um pós-parto e pedindo ajuda.  Quero inspirar, motivar mulheres a terem uma vida mais saudável, mostrar que independente da idade se é sim possível mudar o corpo.”

Títulos Karen

– Primeiro lugar NPC/IFBB no Europa Show, NPC/IFBB, em 2012.

– Primeiro lugar no Campeonato Brasileiro NABBA em 2017 (o mais importante concurso de musculação no Brasil, o primeiro lugar se qualifica para representar o Brasil no Campeonato do Mundo)

– Primeiro lugar no Campeonato Brasileiro NABBA / WFF em 2017

– Primeiro lugar no NABBA World Championship 2017 (Campeonato Mundial)

Karen Domingos
Mãe, atleta e cidadã do mundo, Karen Domingos tem uma vida que vai além das fronteiras. Após abandonar a carreira de aeromoça na Varig, ela se tornou fisiculturista, não se importou com barreiras de idade e, após uma pausa de 4 anos – feita depois de vencer uma das competições mais importantes dos Estados Unidos, o Europa Show, em 2012, e retomou a carreira de atleta em 2016.

A decisão de Karen, que trabalhou durante 14 anos como comissária de bordo, em transformar seu corpo, veio após o nascimento de seu filho: “Depois da minha gravidez resolvi dedicar uma hora e meia do meu dia só para mim e então comecei a fazer musculação. Vi resultados em poucos meses e isso me motivou. Percebi que a mudança só dependia de mim e com disciplina perdi as gordurinhas extras da gravidez. Então malhar passou a ser um prazer. A decisão de mudar foi meio por acaso. O fato de eu ter obtido bons resultados chamava atenção de alguns personal trainers que me incentivavam a competir”, conta Karen, que gostava de praticar esporte desde a adolescência.

Após viver sete anos em Dubai, para onde se mudou em 2006, atualmente ela se divide entre Estados Unidos, onde seu filho adolescente de 14 anos estuda, Brasil e Panamá. Neste ponto, a disciplina é fundamental para que ela consiga alcançar seu objetivo: “Inspirar, motivar, divulgar saúde para mulheres que estejam em busca de uma transformação do corpo. Ser referência para mulheres da indústria fitness. Quero ganhar um título mundial na minha categoria, a Figure, que tem como critério que a atleta apresente boa simetria e definição. Um corpo malhado, saudável, com visual bem feminino e bom tônus muscula”, explica Karen.

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*