Lula diz que senador “pensa que é Deus” e aumenta tensão com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração sobre o Senado Federal que repercutiu mal no meio político. Ele afirmou que senadores “pensam que são Deus”, e o tema ganhou força em um momento em que o governo tenta emplacar uma indicação ao STF.

Fala de Lula sobre senadores cresce no momento da disputa por voto no Senado

A declaração foi dada ao comentar eleições legislativas e a necessidade de formar maioria no Senado. Lula citou o peso político dos senadores e, ao mesmo tempo, adotou um tom crítico.

A fala foi interpretada como ataque direto ao Legislativo. Isso ampliou o ruído entre os Poderes e aumentou a tensão política.

“Um senador com mandato de oito anos pensa que é Deus”, diz o presidente

Lula disse: “Um senador com mandato de oito anos pensa que é Deus”. Ele justificou a dificuldade de governar sem base sólida na Casa.

No programa Os Três Poderes, os colunistas Robson Bonin e Mauro Paulino analisaram o impacto da fala e os riscos para o governo. Bonin afirmou que o comentário chega no pior momento possível, quando o governo depende do Senado para aprovar a indicação de Jorge Messias ao STF.

Bonin também disse que senadores são políticos eleitos e podem rejeitar propostas do governo. Paulino, por sua vez, destacou que a reação vai além da política institucional e atinge a percepção do eleitor.

Indicação de Jorge Messias ao STF fica mais sensível com o clima político

Paulino resumiu que “não pega bem”. Ele citou que cerca de 75% dos eleitores valorizam princípios democráticos.

Bonin lembrou que o Senado já mostrava resistência ao nome de Messias. A análise aponta que episódios assim podem dificultar ainda mais a aprovação.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.