Macron proíbe protestos não organizados por sindicatos e diz que grupos querem ‘derrubar a república’

Emmanuel Macron anunciou nesta quinta-feira, 22, que protestos que não forem organizados por sindicatos ficam “totalmente proibidos”. A medida responde aos atos violentos e saques do último fim de semana e vale para a mobilização marcada para sábado, 23.

Governo francês amplia regras depois de atos violentos e saques

Macron disse ter visto “atos sediciosos” ligados à “extrema esquerda”. Ele afirmou que esses grupos querem “derrubar a república” e falou após reunião no Palácio do Eliseu com serviços de inteligência.

O presidente também reclamou que as autoridades não tinham previsto a “magnitude da mobilização”. Segundo o governo, os protestos saíram do controle e deram espaço para confrontos.

Marcha de 17 de outubro terminou em fúria urbana e deixou dois detidos

No último sábado 17, uma marcha nacional reuniu meio milhão de pessoas contra o alto custo de vida. O ato ampliou um movimento estudantil por melhorias na educação pública que tomou o país há um mês.

O Ministério Público informou que há, por ora, dois detidos ligados aos episódios, com um deles tendo 66 anos. A mobilização também deixou centenas de estabelecimentos comerciais saqueados em diversas cidades.

Após o fim de semana, o governo impôs toque de recolher das 23h00 às 5h00 em dezenas de cidades. Paris e Lyon, por exemplo, tiveram extensão por três noites, e autoridades locais ganharam autonomia para impor outras medidas, como proibir aglomerações públicas.

Sabádo, 23, terá decisões locais e reforço policial no país

Nesta quinta, a prefeitura de Paris aprovou a principal manifestação na capital no sábado, 23, da Praça da Bastilha à Place de la Nation. Uma demonstração distinta, organizada pelo coletivo estudantil Interfac e pelo movimento dos chamados coletes amarelos, será impedida, segundo o jornal Le Monde.

Em Lyon, Rouen e Toulon, autoridades proibiram “todas as manifestações” deste sábado. O Ministério do Interior informou que o efetivo policial será “20% maior” do que no último fim de semana, com reforços do Exército, veículos blindados e missão Sentinelle.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.