Mais de 500 pessoas debatem em Nova York cooperação econômica entre Brasil e EUA

Mais de 500 empresários, investidores e autoridades participaram, na última segunda-feira (11), em Nova York, do Brasil-U.S. Industry Day. O encontro debateu a ampliação da cooperação econômica entre Brasil e Estados Unidos e o fortalecimento da integração produtiva entre setores estratégicos.

Encontro na Brazilian Week busca ampliar integração produtiva entre Brasil e EUA

O Brasil-U.S. Industry Day foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara de Comércio dos Estados Unidos. O evento estreou na programação da Brazilian Week, agenda anual com lideranças globais para discutir tendências econômicas e oportunidades de investimento.

Ricardo Alban cita terras raras, etanol, infraestrutura e data centers como prioridades

Em entrevista coletiva, o presidente da CNI, Ricardo Alban, disse que a expectativa é reforçar a ligação entre empresas brasileiras e estadunidenses em áreas consideradas estratégicas. Ele mencionou o tema de terras raras e citou temas como etanol, infraestrutura e data centers e inteligência artificial.

Alban também falou da complementaridade entre as cadeias produtivas dos dois países. Ele disse que o objetivo não é inverter a balança comercial em favor do Brasil e citou minerais críticos, energia, saúde e inovação como áreas que podem receber mais investimentos.

O vice-presidente e diretor internacional da U.S. Chamber of Commerce, John Murphy, afirmou que “o melhor da parceria entre Brasil e Estados Unidos ainda está por vir” e destacou novas oportunidades de cooperação.

Programação teve dois painéis e foco em reduzir burocracia para atrair investimentos

A programação foi dividida em dois painéis temáticos. No primeiro, “Prioridades para o fortalecimento econômico Brasil-EUA”, os participantes defenderam aprofundar o diálogo e criar novas parcerias.

No segundo, “Financiando o futuro: oportunidades de investimento no Brasil”, os debatedores ressaltaram a necessidade de criar cenários seguros e reduzir a burocracia para atrair investimentos e destravar o crescimento econômico brasileiro. Segundo os organizadores, mais de 30% dos inscritos no evento eram estadunidenses.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.