Javier Milei cantou no palco durante a cerimônia do 78° aniversário da Independência de Israel e foi aplaudido por Benjamin Netanyahu. O presidente argentino também fez um discurso, dançou no encerramento e citou uma “aliança incondicional” entre os dois países.
Canto de “Libre” e aplausos marcam participação de Milei em evento em Israel
Vídeos que circularam online mostram Milei cantando no palco durante a celebração. Ele apareceu ao lado dos cantores Lila Malkus e Hananel Edri.
Após o fim da música “Libre”, Milei fez um breve discurso e dançou no encerramento da cerimônia.
“Argentina e Israel” como “nações amigas” e fala sobre embaixada em Jerusalém
Milei disse que Argentina e Israel não são só parceiros, mas “nações amigas”. Ele afirmou que acendeu uma das 12 tochas que representam as tribos bíblicas de Israel.
O presidente argentino também repetiu a intenção de transferir a embaixada argentina em Israel de Tel Aviv para Jerusalém “quando as condições permitirem”. A medida exige aprovação do Parlamento argentino e é tratada como ilegal pelas Nações Unidas.
A cerimônia aconteceu no último dia da viagem de Milei a Israel. Ele visitou a Igreja do Santo Sepulcro e relembrou o Papa Francisco, um ano após sua morte.
Viagem segue com Medalha de Honra Presidencial e silêncio de Jerusalém interrompido por caças
No dia anterior, segunda-feira, Milei recebeu a Medalha de Honra Presidencial das mãos do presidente israelense Isaac Herzog. A distinção reconheceu o apoio “constante e firme” do argentino ao país.
Durante a cerimônia, o texto cita que o silêncio de Jerusalém foi cortado repetidamente pelo som de caças militares. A visita ocorre em meio à tensão no Oriente Médio, citada no relato.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.