Marcello Dias de Paula aparece como autor, nos metadados, do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) que trata da desistência do ex-governador Anthony Garotinho no TSE. A defesa do ex-governador nega participação na elaboração do documento e cita erro técnico.
Registros eletrônicos no TSE viram alvo após desistência de recurso de Garotinho
O jornal Estado de S.Paulo informou que a informação está nos metadados do parecer do MPE favorável à desistência de Garotinho. O documento foi anexado por Alexandre Espinosa, vice-procurador-geral Eleitoral, no sistema do TSE na tarde de terça-feira, 6.
Na disputa, Garotinho participa do primeiro turno sub judice, após ter o registro indeferido pelo TRE do Rio. A desistência do recurso no TSE pode favorecer Douglas Ruas (PL), com anulação da votação de Garotinho e declaração em primeiro turno.
Metadados mostram autoria às 12h33 e defesa de Admar Gonzaga contesta registro eletrônico
Segundo os dados do sistema de Justiça, Dias de Paula elaborou o documento às 12h33. Ele integra a defesa de Garotinho no escritório de Admar Gonzaga, ex-ministro do TSE.
Admar Gonzaga afirma em nota que não há participação da defesa na elaboração do parecer. A defesa diz: “Desconhecemos a razão desse registro eletrônico e afirmamos que todas as nossas intervenções foram encaminhadas aos autos pelas vias oficiais, o que nos dá plena convicção de que tudo será tecnicamente esclarecido por aquela respeitável instituição, a modo a confirmar que o parecer é de autoria material e intelectual do vice-procurador-geral Eleitoral, Dr. Alexandre Espinosa Bravo Barbosa”.
Espinosa diz que não conhecia o advogado e informa trabalho no parecer desde a semana passada
A defesa de Eduardo Paes (PSD), que poderia ser prejudicada pela desistência de Garotinho, registrou documento em cartório sobre o caso. Em declaração ao Estado de S. Paulo, Espinosa disse que não conhece o advogado e que a situação é fruto de erro técnico do sistema.
Espinosa afirmou: “Eu estava trabalhando no parecer do caso desde a semana passada, e o documento foi elaborado em meu computador”. Garotinho apresentou a desistência ao TSE na segunda-feira desta semana.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.