O Partido Novo registrou uma nominata diferente para a disputa proporcional de 2026 no Rio de Janeiro. Dos 110 candidatos registrados para deputado estadual e federal, 53 declararam à Justiça Eleitoral não possuir bens.
Lista do Novo no Rio para 2026 mostra patrimônio zerado em quase metade da chapa
O Partido Novo foi criado em 2011 e ganhou força com a defesa de redução da influência do Estado e de mais liberdade econômica.
Nos registros enviados à Justiça Eleitoral, os dados apontam uma composição diferente da que ajudou a marcar a identidade do partido.
Detalhe por cargo e percentuais: deputado estadual tem 53% sem bens e federal 40,9%
Entre os candidatos a deputado estadual, 35 dos 66 registrados pelo partido (53%) informaram não possuir bens.
Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, 18 dos 44 candidatos (40,9%) declararam patrimônio zerado.
Entre as candidatas, 12 das 22 a deputado estadual (54,5%) não declararam patrimônio. Já entre as 15 candidatas à Câmara dos Deputados, seis (40%) informaram não possuir bens. No total, 18 das 37 mulheres lançadas pelo partido (48,6%) aparecem sem patrimônio declarado.
Comparação com o PL: Novo tem 48,2% sem bens e PL fica com 16,3%
Além do Novo, apenas o PL disponibilizou as declarações de bens de seus candidatos proporcionais no portal DivulgaCand.
No PL, 16,3% dos 104 registrados não declararam bens, com 17 nomes. A diferença aparece também por cargo: no Novo, 53% para deputado estadual e 40,9% para federal; no PL, 22% e 8,9%, respectivamente.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.