O legado dos Jogos Olímpicos na Cidade do Rio de Janeiro

Um dos profissionais que mais admiro é o professor Lucio Macedo. É Mestre em Administração e Planejamento pela UGF, tem MBA em Marketing pela FGV, é Professor de Marketing no MBA de Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas e Consultor do SEBRAE. Ele é simplesmente uma águia! Hoje vai nos brindar com a sua visão!

O Turismo hoje é uma das principais Indústrias do Mundo, envolvendo uma poderosa e grande cadeia produtiva nos principais países da Europa e nos USA, com destaque para Paris, Londres, Nova York, Miami, Roma, Frankfurt, Munique, Orlando, Los Angeles entre outras, gerando milhões de empregos e receitas, entre elas anúncios nas grandes mídias e impostos para estes Países.

Um país que recebe os Jogos Olímpicos ou uma Copa do Mundo, que tem audiência de mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo, ganha alta visibilidade gratuita nas mídias de todos os países do mundo; um investimento que se fosse pago, estaria hoje na casa de bilhões e bilhões de dólares. Que o Brasil certamente não teria!

E o Brasil, em especial o Rio de Janeiro com a Rio 2016, entra de vez neste “Grande Jogo”, das cidades/países mais visitados do mundo, e que passará a ter uma cadeia produtiva muito mais forte, gerando milhões de emprego e muito mais riquezas, pois o turismo é hoje uma grande industria sem chaminé!

O Binômio Esporte + Turismo onde um alavanca o público do outro, é um dos principais Legados dos Jogos Olímpicos, onde a referência é Barcelona que até antes da Olimpíada em 1992, recebia 800 mil turistas ano e após os Jogos, em função da grande exibição de mídia que a cidade recebeu saltou para mais de 12 milhões ano nos anos seguintes, e hoje recebe entre 6 a 8 milhões.

Destaco que Barcelona além do Legado dos Jogos Olímpicos com a recuperação de vários locais na cidade, em especial a Região do Porto (Barceloneta), continua tendo no Esporte o seu fator de atração de turistas para a cidade, no caso com o futebol, por causa do Barcelona Futebol Clube, que tem no seu museu um dos locais mais visitados na cidade.

Visto isso pergunto: E o que está por trás disso tudo?

Uma grande guerra mercadológica dos principais países / cidades que recebem turistas no mundo, e que controlam os grandes grupos de mídias como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha entre outros, e que não querem um concorrente de peso como o Brasil, em especial o Rio de Janeiro, entrando para esse “Clube”.

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*