O que é um sprinkler e como ele funciona contra incêndios 2023

O que é um sprinkler
O que é um sprinkler

Um dos equipamentos que podem ser usados no combate a incêndios é o chamado sprinkler. Essa ferramenta pode ser usada em diversas situações de risco, mas nem todo mundo sabe como ela funciona.

Vemos esse termo em filmes, mas não sabemos que ele pode e deve ser usado no combate a incêndios em nossas empresas e edifícios.

O sistema de um sprinkler é um pouco complexo de ser entendido, mas ele possui diversos benefícios, como por exemplo a sua praticidade.

Mas nem todos os locais podem utilizar esse tipo de aparelho, pois ele utiliza água como base.

Portanto, se você pretende instalar o dispositivo em seu local de moradia ou trabalho, precisa continuar lendo o texto a seguir.

Nele vamos contar tudo o que você deve saber sobre o sprinkler e suas funções, além de contar quais as vantagens que o equipamento traz.

Afinal, o que é o sprinkler

O sistema do sprinkler nada mais é que um conjunto com pequenos chuveiros, que se ligam a um sistema que realiza o bombeamento da água. Caso seja detectado algum incêndio no local, o sistema se liga e combate ao fogo.

Na maioria dos casos, o sistema se ativa de maneira automática, e esse sistema é bem fácil de ser entendido. Próximos aos chuveiros hidráulicos, se localizam alguns equipamentos de vidro, que recebem o nome de ampola ou bulbo.

Quando a temperatura no local aumenta, esses vidros são quebrados e libera a água presente no sistema. O sprinkler possui uma reserva de água, um sistema de bomba, uma válvula que governa tudo e um alarme.

Além disso, é necessário ter um sistema para detecção da função do sprinkler, boas conexões e tubulações, e claro, os bulbos que fazem parte do equipamento. Esses itens podem receber o nome de chuveiros automáticos também.

Em suma, o sprinkler funciona da seguinte forma: o fogo inicia e gera fumaça que aquece as ampolas do chuveiro, e isso dá vazão para água. O chuveiro libera o líquido, que por sua vez irá apagar o fogo.

Quando um sprinkler é necessário?

Temos uma Norma que define todos os pontos sobre o uso de equipamentos de prevenção e combate a incêndios. Porém, quem de fato define essas questões é o Corpo de Bombeiros, com base nas leis de cada estado.

Um dos exemplos que podemos usar é o estado de Santa Catarina, que possui uma norma para instalação dos sistemas de sprinkler.

De acordo com ele, todos os edifícios residenciais que possuam uma altura maior que 100 metros precisam ter os chuveiros automáticos.

Alguns outros estados, por sua vez, não exigem sprinklers, tornando-o um item adicional.

Em alguns casos, ele pode ser exigido para prédios com risco leve ou elevado, mas que tenham pequeno porte.

Também pode ser necessário utilizar o sprinkler em prédios onde não existe a possibilidade de fazer compartimentos verticais ou horizontais, que permitam uma rápida fuga.

Por fim, caso seja necessário ampliar a rota para fuga do local, será necessário instalar um sistema de sprinkler.

Como trabalha um sprinkler

Para que você monte seu sprinkler, você precisa ter alguns componentes básicos. Veja quais são na lista a seguir

Corpo

O primeiro elemento de um sprinkler é o seu corpo, que se une ao tubo hidráulico por meio de uma rosca que serve como conectora. Essa será a base para que os outros itens sejam montados.

Bulbo de vidro

O bulbo é composto por um material líquido, que tem a função de se expandir dentro da ampola feita de vidro. Esse é o componente responsável por acionar todo o sistema do sprinkler.

Para isso, uma temperatura mínima deve ser atingida, e após isso o vidro será rompido fazendo com que água seja liberada. Isso faz com que o sistema do sprinkler seja ativado, e o fogo seja controlado.

No Brasil, os sprinklers são acionados em uma temperatura mínima de 68°C.

Obturador

Esse é um item que serve como base para o bulbo com o vidro, e ainda pode servir com um bloqueador do fluxo de água. Ele funciona após o rompimento da ampola com o líquido expansível se romper, e o obturar serve para liberar a água.

Vedação

Um componente essencial para o sprinkler é o de vedação, que tem como objetivo evitar que vazamentos aconteçam. O sistema de vedação fica localizado entre o corpo do sprinkler e o obturador.

Defletor

Por fim, temos um item muito importante e que serve para dispersar o fluxo de água, que irá passar pelos furos dos sprinklers. O defletor será ativado após o sprinkler ser acionado, e fará com que a água jorre de maneira uniforme.

Isso serve para que a água controle de maneira mais efetiva o foco do incêndio. E todos esses componentes são essenciais para o correto funcionamento do aparelho que deve passar sempre por inspeções e manutenções periódicas para o bom funcionamento.

Caso você precise de serviços de inspeção em equipamentos de incêndio, você pode contar com a Hiper Fire Exintores, uma das empresas mais conceituadas do mercado e certificada pelo INMETRO.

Sair da versão mobile