A estratégia do PT para 2026 coloca a relação com o eleitorado evangélico no centro das ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido divulgou uma carta voltada a religiosos e tenta diminuir a rejeição de Lula nesse público.
Carta do PT aos religiosos entra na mira do PT para a campanha de 2026
No programa Ponto de Vista, com apresentação de Laísa Dall’Agnol, o colunista Robson Bonin, de Radar, avaliou a iniciativa do PT de lançar uma carta direcionada aos religiosos.
Bonin disse que os índices de rejeição de Lula entre evangélicos seguem como um dos desafios eleitorais do presidente.
Rejeição e distância construídas ao longo dos anos e crescimento do antipetismo
Segundo Bonin, a distância entre o PT e esse grupo foi formada ao longo dos últimos anos. Ele citou o crescimento do antipetismo e a consolidação de lideranças conservadoras nesse espaço.
Bonin lembrou que, nos primeiros mandatos, o eleitorado evangélico teve forte proximidade com Lula. Ele afirmou que esse público ajudou a definir o sucesso do primeiro governo dele.
O comentarista disse ainda que a carta do partido busca reduzir resistências e reabrir canais de diálogo. Ele apontou que a iniciativa não seria uma tentativa de reconquista em massa.
Janja atua em encontros com grupos religiosos e debate com Silas Malafaia marca a ofensiva
O programa coloca a primeira-dama Janja como uma peça importante da estratégia petista junto ao público religioso. Bonin destacou participação dela em encontros com grupos religiosos em diferentes regiões do país nos últimos meses.
A atuação ganhou novos contornos após um embate público com o pastor Silas Malafaia. Bonin disse que Janja enfrenta dificuldades para ampliar o alcance com eleitores moderados ou conservadores.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.