Raquel Lyra é alvo de crise após vídeo sugerir laqueadura sem consentimento em Pernambuco

Raquel Lyra (PSD) entrou em uma nova crise na campanha à reeleição em Pernambuco depois de um vídeo recuperado com uma fala sobre laqueadura sem o consentimento da gestante. O conteúdo voltou a circular nas redes sociais neste final de semana.

Polêmica envolve fala em inauguração de UTI sobre laqueadura sem saber

O vídeo foi gravado durante a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste pernambucano, em maio do ano passado.

Na ocasião, Raquel Lyra ouviu o relato de uma mulher que tinha sete filhos e estava gestante do oitavo. Depois, a governadora comentou “Tem que fazer laqueadura, visse? A gente bota na fila da laqueadura. Isso eu posso fazer. [Trecho inaudível] Mas faz sem ela saber”.

Lei do Planejamento Familiar diz que esterilização exige vontade por escrito e respeito a prazos

O caso ganhou força porque a declaração sugere a realização de laqueadura sem consentimento, o que a matéria aponta como ilegal no Brasil. Segundo a Lei do Planejamento Familiar, a mulher precisa manifestar por escrito a vontade e receber informações sobre riscos e dificuldade de reversão.

A lei também determina que a cirurgia seja feita após sessenta dias da manifestação. A reportagem informa ainda que fazer a cirurgia sem o consentimento da mulher é crime com pena de dois a oito anos de prisão e multa.

O vídeo passou a ser usado por adversários. O ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) comentou em rede social e escreveu: “Faz sem ela saber”. Ele citou que a esterilização exige manifestação expressa da vontade da mulher e afirmou que “Autoridades e gestores públicos têm o dever legal e ético de garantir direitos e proteger a população, jamais de sugerir práticas ilícitas ou violações da integridade física.”

Raquel Lyra pediu desculpas e campanha acompanha repercussão com novas pesquisas

De acordo com a matéria, Raquel Lyra se desculpou e se justificou ao menos três vezes. Duas delas foram em vídeos no perfil do Instagram e a terceira ocorreu durante sabatina na manhã desta segunda-feira, 21.

Ela disse: “Foi uma fala errada. Não representa aquilo que sou nem aquilo que penso, especialmente no respeito às mulheres. E peço desculpas por isso (…). Sempre trabalhei para que as mulheres possam ter vez e voz”. A reportagem também destaca que Raquel Lyra lidera numericamente as pesquisas e está empatada tecnicamente com João Campos, segundo AtlasIntel, Real Time Big Data e Datafolha, com impacto a ser medido nas próximas pesquisas.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.