Ressaca no Rio provoca interdição de trecho da Ciclovia Tim Maia

Centro de Operações da prefeitura do Rio interditou, no fim da madrugada desta terça-feira (24), às 5h55, o trecho da Ciclovia Tim Maia entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, devido à ressaca do mar, com ondas que chegaram a atingir até 2,5 metros de altura.

O comunicado de ressaca é da Marinha, que pede aos banhistas para evitar a prática de esportes no mar e andar de bicicleta na orla, quando as ondas estiverem atingindo a ciclovia.

Pescadores de pequenas embarcações também deve evitar navegar quando o mar estiver revolto. A força do mar destruiu ainda mais, nesta madrugada, o calçadão da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, interditado desde o início do mês, devido ao desmoronamento de parte da via e de dois quiosques na orla.

Parte do calçadão da Praia da Macumba começou a desmoronar há duas semanas, assustando moradores e frequentadores do local. Dois quiosques já foram engolidos pela força do mar e uma área extensa do calçadão está interditada. A Defesa Civil tem feito vistorias constantes e, apesar de no fim de semana ter garantido que os imóveis na área da erosão não correm riscos estruturais, a área externa dos prédios está interditada e moradores cobram da prefeitura ações imediatas.

Um estudo encomendado pela prefeitura ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) mostra que desde 2005 havia necessidade de executar o reforço estrutural do muro da orla da Praia da Macumba. Inicialmente, a solução seria o estanque do calçadão. Contudo, com o avanço da erosão, técnicos da prefeitura avaliaram que a alternativa mais viável é instalar entroncamento sintético (bolsas preenchidas de concreto) na frente e atrás do muro em questão, protegendo, assim, as construções que estão no raio monitorado pela Defesa Civil.

Agência Brasil

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*