O Diário Oficial desta terça-feira (14) publicou um decreto do governador em exercício Ricardo Couto que muda a condução do Instituto Rio Metrópole (IRM). A partir desta semana, o secretário de Estado do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Roberto Lisandro Leão, passa a responder formalmente pelo expediente do instituto.
Decreto em Diário Oficial transfere a resposta pelo IRM para o GSI
A publicação do decreto coloca o GSI mais diretamente na rotina do IRM. O texto mostra que Roberto Lisandro Leão assume a responsabilidade formal pelo expediente do instituto.
A medida ocorre em caráter de urgência, ligada ao que o Ministério Público do Rio (MPRJ) acionou na última semana.
Operação Ouroboros mira corrupção estimada em R$ 86 milhões no IRM
Na última semana, o MPRJ deflagrou a Operação Ouroboros. A ação trouxe informações sobre um esquema de corrupção estimado em R$ 86 milhões em contratos ilegais dentro da autarquia.
Um dos alvos foi Davi Perini Vermelho, o Didê, então presidente do IRM. Ele acabou preso junto a outras quatro pessoas, incluindo o procurador do Estado Marcelo Lopes da Silva, e integrantes da família do deputado estadual Alexandre Knoploch (PL).
Leão passa a responder pelo expediente do IRM a partir desta semana
O decreto faz Roberto Lisandro Leão assumir o expediente do Instituto Rio Metrópole a partir desta semana. A mudança coloca a gestão do IRM sob responsabilidade do GSI no momento em que o caso segue sob apuração.
O jornal registra que a nomeação acontece após a prisão de Didê na Operação Ouroboros.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.