A União Europeia apresentou nesta terça-feira, 20, uma nova estratégia para reforçar a vigilância no Ártico. A proposta foi levada ao Parlamento Europeu por Ursula von der Leyen, cerca de nove meses depois de ameaças de Donald Trump sobre a Groenlândia.
UE mira segurança no Ártico e diz que regras não estão mais garantidas
Ursula von der Leyen afirmou que soberania, integridade territorial e regras que deram estabilidade à região não podem mais ser consideradas garantidas.
O anúncio acontece em meio à rivalidade entre Rússia, Estados Unidos e China na região do Ártico.
Plano inclui navios quebra-gelo, vigilância contra “frotas fantasmas” e cabo para conectar Europa ao Japão
Com a estratégia, a UE quer ampliar a frota europeia de navios quebra-gelo.
A UE também pretende fortalecer o sistema de vigilância para identificar melhor as embarcações das chamadas frotas fantasmas.
O plano ainda prevê, a longo prazo, conectar a Europa ao Japão por meio de um cabo submarino.
Groenlândia já recebeu € 200 milhões e acordo de segurança abriu novos pontos militares
Von der Leyen já havia anunciado 200 milhões de euros (1,13 bilhão de reais) para a Groenlândia no início de setembro.
Em setembro, um acordo foi firmado por Dinamarca, Estados Unidos e Groenlândia. O acordo prevê a abertura de dois novos pontos militares dos Estados Unidos na Groenlândia, além da Base Espacial de Pituffik, e não define concessões para exploração de petróleo ou minerais.
Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.