Vitor Júnior segue na disputa pela presidência da Alerj contra Rosenverg Reis

O deputado estadual Vitor Júnior, líder do PDT, continua na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A briga pelo posto de oposição a Douglas Ruas (PL) ocorre também com Rosenverg Reis, do MDB.

Disputa na Alerj envolve oposição a Douglas Ruas e apoio de partidos

Vitor Júnior diz que seu nome serve como alternativa para formar um grupo de centro e esquerda dentro da Casa. Ele citou PSD, PT, PSOL, PSB, PCdoB e também o PDT.

Ele afirma que a oposição precisa de alguém para buscar unidade na Alerj. O deputado também falou em “pacificar a política do estado” e declarou que quer dar condições ao governador interino Ricardo Couto para a máquina estadual funcionar.

Candidaturas seguem abertas após eleição-relâmpago anulada e decisão do STF em 8 de abril

Vitor Júnior disse acreditar que sua candidatura teria mais apoio entre os 15 parlamentares mais à esquerda da Alerj. Ele ainda afirmou que os cinco psolistas da Casa precisam decidir se vão ter candidato próprio, com base em orientação da Executiva estadual.

Segundo ele, a chapa de oposição precisa do apoio do PSOL. O deputado também afirmou que seu interesse é ser presidente da Alerj e disse que a Assembleia vive uma “crise”.

A escolha entre Vitor Júnior e Rosenverg Reis ficará com Eduardo Paes. A reunião do ex-prefeito com os partidos de oposição deve acontecer na próxima semana, logo após 8 de abril, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vai definir o formato da eleição para o mandato-tampão de governador do Rio.

Alerj ainda não tem data e aguarda fim dos trâmites no TRE-RJ

A eleição para a presidência da Alerj ainda não tem data marcada. Os parlamentares aguardam o fim dos trâmites no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) sobre a recontagem de votos do deputado cassado Rodrigo Bacellar (União), ex-presidente da Casa.

Douglas Ruas chegou a assumir a presidência por algumas horas após ser eleito em 26 de março, com 46 votos e nenhum contra. Depois, a Justiça do Rio anulou a sessão, após protesto de 24 deputados de oposição, que não participaram do pleito nem apresentaram candidato.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.