Pesquisa indica contratação de até 86 mil temporários no comércio da Região Metropolitana do RJ

Comerciantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro devem contratar cerca de 86 mil funcionários temporários para as festas de fim de ano e a alta temporada. O dado sai de pesquisa do IFec RJ e ajuda a explicar as vagas que começam a surgir ainda em outubro.

Pesquisa do IFec RJ aponta vagas temporárias no comércio para as festas

O levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) foi feito entre os dias 14 e 16 de outubro. A pesquisa ouviu 726 empresários.

De acordo com o estudo, 25% dos estabelecimentos já contrataram ou vão contratar temporários para atender a demanda do período.

Quando as contratações devem acontecer e quanto será o salário médio

A maior parte das admissões deve ocorrer ainda neste mês, que concentra 50,3% das contratações previstas. Dezembro vem em seguida, com 33%.

Em média, cada estabelecimento deve contratar três profissionais. O salário médio informado na pesquisa é de R$ 1.896.

A pesquisa também mediu a chance de efetivação. Em 52,1% dos estabelecimentos, existe a possibilidade de contratação permanente de pelo menos um temporário.

Efetivação após o temporário e motivos para não contratar

Entre as empresas que pensam em efetivar, 64,5% querem ampliar o quadro de funcionários. Outras 22,1% dizem que pretendem substituir trabalhadores antigos. Já 13,4% combinariam as duas opções.

Nas empresas que não pretendem efetivar, 76,1% dos entrevistados apontaram que o número atual de funcionários já é suficiente. Incertezas da economia aparecem como segundo motivo, com 10,2%, e a dificuldade de achar profissionais com o perfil adequado aparece com 5,8%.

Este conteúdo faz parte do Manchete Online, um projeto dedicado a trazer o essencial de cada notícia de forma clara e rápida. Aqui você lê tudo o que precisa saber em menos de 60 segundos. Assine nossa newsletter e receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.